Policiamento

Operação Natal Seguro zera ocorrências de grande vulto no Centro

Ação tem participação de 120 policiais militares e tem o objetivo de proporcionar segurança para a população que vai às compras

Atualizada em 11/10/2022 às 12h18
Presença ostensiva da Polícia Militar no centro comercial inibe ações criminosas e tranquiliza consumidores
Presença ostensiva da Polícia Militar no centro comercial inibe ações criminosas e tranquiliza consumidores (PM Rua Grande)

São Luís - O comandado do 9º Batalhão da Polícia Militar afirmou que as ocorrências consideradas de grandes vultos estão zeradas na Rua Grande - considerada o maior espaço comercial popular de São Luís -, desde que foi iniciada a Operação Natal Seguro. Mais de 400 abordagens estão sendo realizadas diariamente na região. O cerco policial teve início na quarta-feira, 2, e vai se estender até o próximo dia 30, para proporcionar mais segurança para a população que vai às compras de Natal, além de prevenir casos de roubo em pontos comerciais.

O comandante do 9º Batalhão, tenente-coronel Emerson Bezerra, informou que a segurança dessa área da cidade está sendo feita diariamente por um efetivo composto por 120 policiais militares, distribuídos nos três turnos - manhã, tarde e noite.

Emerson Bezerra declarou que essa área da cidade, além do policiamento ostensivo a pé, recebe viaturas e motocicletas em incursões. Os policiais militares estão abordando transeuntes e veículos, inclusive coletivos. São realizadas mais de 400 abordagens, diariamente.

Ele ainda disse que até o momento não houve ocorrências de grande vulto na área comercial, como roubo, latrocínio e homicídio, apenas o registro de pequenos furtos, tendo como suspeitos pessoas em situação de rua. “O esquema de policiamento tem tido, até o momento, um saldo positivo, pois ainda não houve o registro de grande vulto e a operação vai continuar até o final deste mês, para manter a segurança na área central da cidade”, disse o comandante do 9º Batalhão da Polícia Militar.

Segurança
A doméstica Silvana Mendes, de 45 anos, disse que fica mais tranquila em ir ao centro da cidade, quando encontra policiais de prontidão em diversos pontos. “Durante o período do Natal, a Rua Grande fica lotada, então existe a grande possibilidade de haver furtos, mas a população sente mais segurança com a presença de policiais”, comentou.

A técnica em enfermagem Maria Amélia Diniz, de 34 anos, declarou que com a presença de militares acaba inibindo a ação cometida por assaltantes. “Os bandidos olham os policiais e ficam com receio de a agirem na Rua Grande”, disse.

“Há vários casos de arrombamento a lojas do centro da cidade como também de roubos, então, esse policiamento reforçado deveria ser ao longo do ano para evitar esses tipos de crime”, disse o funcionário público Cláudio Silva, de 56 anos.

CUIDADO NAS COMPRAS

O movimento nas áreas comerciais e nos shoppings aumenta bastante durante o período natalino e também os riscos de roubos e furtos a consumidores crescem como ainda os lojistas estão vulneráveis a golpes já que as lojas estão mais cheias. Confira algumas dicas para não ser mais uma vítima:

Errado

- Não mostre dinheiro em público: prefira cartões de crédito e se o dinheiro for a única opção, pois, ideal é fracionar os saques;
- Bolsas e mochilas grandes e abertas: tenha preferência pelos modelos pequenos, que fiquem atravessados e com zíper;
- Sacolas de compra a vista no veículo: nem vidros com película escondem pacotes nos bancos;
- Usar o celular na rua: jamais utilize o celular seja para ligações, torpedos ou acessar às redes sociais, enquanto estiver caminhando;
- Fones de ouvido: além de desviar a atenção, a música impede que o pedestre perceba a aproximação de alguém que está fora do seu campo de visão;

Certo

- Atenção, sempre: veja a movimentação ao seu redor. Tenha cuidado especial ao sair e entrar, principalmente, em agências bancárias e lojas;
- Programar-se com antecedência: tente não deixar todas as compras para o mesmo dia. Pessoas com muitas sacolas chamam mais atenção;
- Sem sobrecarga: leve apenas o necessário para fazer as compras;
- Carteira: homens devem evitar levá-la nos bolsos de trás da calça ou bermuda;
- Dividir o dinheiro: não deixe tudo na carteira. Guarde um pouco em lugares acessíveis, como a bolsa ou os bolsos;
- Celular: use somente dentro da loja;
- Companhia: não vá às compras desacompanhado;
- Bolsas e mochilas: devem ser carregadas na parte da frente.

NÚMEROS

120 policiais militares participam diariamente da Operação Natal Seguro
400 abordagens são feitas por dia pelos policiais na área do centro da cidade

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.