Homenagem

Livro e documentário contam a trajetória de 90 anos de José Sarney

Presidente da Câmara, Rodrigo Maia, entregou ontem ao ex-presidente da República a obra "Sarney 90 anos", que destaca sua atuação política e sua produção literária

Ribamar Cunha

Atualizada em 11/10/2022 às 12h18
Presidente da Câmara Rodrigo Maia entregou de presente para José Sarney livro sobre sua trajetória política
Presidente da Câmara Rodrigo Maia entregou de presente para José Sarney livro sobre sua trajetória política (José Sarney)

O presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia (DEM-RJ), encontrou-se nesta segunda-feira, 7, com o ex-presidente da República José Sarney, que completou 90 anos de idade em abril. Sarney recebeu de presente de Maia um livro sobre sua trajetória, organizado pelo Centro Cultural da Câmara dos Deputados. A publicação destaca tanto a atuação política como a produção literária de Sarney, além de reunir vasta inconografia com registros pessoais.

Também assistiram a trechos do documentário "Sarney 90", uma produção da TV Câmara, que estreou ontem e é uma homenagem a um dos políticos mais influentes e respeitados da história do Brasil.

O vídeo traz depoimentos de personalidades como os ex-presidentes da República Fernando Henrique Cardoso, Luiz Inácio Lula da Silva e Dilma Rousseff, as cantoras Alcione e Fafá de Belém, a escritora Nélida Piñon e o ex-presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Nelson Jobim.

O presidente da Câmara destacou o legado de José Sarney para o Brasil e para a democracia. “O senhor foi generoso com o país, nós sabemos como foi a transição democrática, e o papel decisivo e a generosidade que o senhor teve com todos nós brasileiros”, afirmou Rodrigo Maia.

Acompanha da mulher, Marly Sarney, o ex-presidente José Sarney agradeceu a homenagem. “A melhor coisa da vida é a amizade, e você, Rodrigo Maia, resolver consagrar esses meus 90 anos, pelos depoimentos aqui contidos de extrema generosidade para comigo”, disse José Sarney.

A obra “Sarney 90 anos”, impressa na Gráfica da Câmara, tem apresentação da Consultoria Legislativa, prefácio do presidente da Casa, deputado Rodrigo Maia, e edição do Centro Cultural. É uma coletânea de depoimentos dos ex-presidentes Dilma Rousseff, Fernando Collor de Mello, Fernando Henrique Cardoso, Luiz Inácio Lula da Silva e Michel Temer, amigos de José Sarney (personalidades nas letras, nas artes, na ciência, no mundo jurídico, na política e na economia), além de artigos e discursos importantes, como os discursos realizados durante o drama que levou Sarney, como vice-presidente eleito, a assumir a Presidência da República após a doença e morte de Tancredo Neves, em 1985.

O livro destaca também a vasta produção literária do escritor José Sarney, que é membro da Academia Brasileira de Letras desde 1980, e a cronologia da sua vida e obra, bem como um rico acervo de fotos que inclui raros registros de sua infância e juventude. l

Mais

Honemagem

A princípio, estavam previstas, dentro das ações em homenagem aos 90 anos de Sarney, uma sessão solene no Plenário Ulysses Guimarães, com a entrega do livro e a apresentação do documentário, além da abertura de uma exposição histórica no corredor de acesso ao Plenário - solenidades que tiveram de ser adaptadas, em razão da pandemia do novo coronavírus.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.