Não vai dar

Pagamento de 14º salário do INSS não acontecerá em 2020

Proposta que tramita no Senado deveria ser aprovada e sancionada em cerca de 20 dias

José Linhares Jr

Atualizada em 11/10/2022 às 12h18
( Aposentados e pensionistas do INSS precisam comprovar vida até o dia 28 de fevereiro)

BRASÍLIA- O PL 3657/20, que visa instituir o 14º salário emergencial aos aposentados e pensionistas do INSS durante a pandemia, dificilmente irá ser aprovado a tempo de ser pago ainda neste ano. O projeto ainda tramita no Senado e ainda não foi colocado em votação. Dessa forma, para ser pago ainda em 2020 deveria ser aprovado em tempo recorde nas duas casas.

Apresentada no dia 29 de maio, a proposta alega que o benefício vai proporcionar socorro aos aposentados que fazem parte do grupo de risco, bem como irá injetar recursos na economia ao movimentar o comércio no mês de janeiro de 2021.

Nesta semana, o colégio de líderes do Senado recebeu Sandro Gonçalves, autor da ideia legislativa adotada por Paulo Paim, para dar mais explicações sobre o projeto e negociar a aprovação. No entanto, segundo o senador, o caminho para que o PL 3657/20 possa ser aprovado é longo. Para que o décimo quarto salário pudesse ser pago ainda em dezembro de 2020 a proposta precisaria ser aprovada no Senado Federal, na Câmara dos Deputados e ainda receber sanção do presidente Jair Bolsonaro, algo improvável.

Em setembro, foi pedida urgência na aprovação do projeto de lei argumentando que a pandemia está fazendo um enorme estrago na economia e na vida das pessoas menos favorecidas. A proposta, no entanto, ainda não foi colocada em pauta.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.