Mudança no visual urbano

Prefeitura de São Luís inicia projeto paisagístico da nova Fonte do Bispo

Em toda a área da Fonte do Bispo as equipes da Prefeitura catalogaram centenas de árvores, das quais serão preservadas 202

Atualizada em 11/10/2022 às 12h18
Prefeitura de São Luís inicia implantação do projeto paisagístico da Fonte do Bispo
Prefeitura de São Luís inicia implantação do projeto paisagístico da Fonte do Bispo (Fonte do Bispo)

Com informações da Prefeitura de São Luís

O prefeito Edivaldo Holanda Junior segue em ritmo acelerado com as obras de urbanização da Fonte do Bispo. Ao mesmo tempo em que ocorrem as obras de infraestrutura do local como a construção dos quiosques, do terminal de transporte urbano e quadra poliesportiva, entre outros equipamentos que comporão o lugar, a Prefeitura de São Luís avança com as obras das praças que serão espaços de lazer e convivência.

São nestes locais que a Secretaria Municipal de Projetos Especiais (Sempe), está iniciando a implantação do projeto paisagístico, com o plantio de cerca de 400 mudas, entre árvores e arbustos, além de gramado. Esta ações integram o programa São Luís em Obras, com o qual o prefeito Edivaldo está transformando a região em um dos mais bonitos pontos turísticos da capital e que será entregue até o fim deste mês.

"A Fonte do Bispo passou por muitos anos sob processo de degradação, com ocupações irregulares, condições precárias de higiene e de segurança. Em nossa gestão, tomamos a iniciativa de reconstruir totalmente o local, ampliando as áreas de convivência e de lazer, implantando um novo projeto paisagístico e arquitetônico, com acessibilidade e conforto, construindo um novo terminal de ônibus municipal, melhorando todos os acessos no entorno, enfim, estamos remodelando e modernizando toda a região, que vai se tornar um dos mais bonitos cartões-postais de São Luís", enfatizou o prefeito Edivaldo.

Em toda a área da Fonte do Bispo as equipes da Prefeitura catalogaram centenas de árvores, das quais serão preservadas 202, pois houve a remoção de algumas unidades originais, realizada mediante laudo fitossanitário. Com o novo projeto paisagístico serão plantadas mais 223 novas unidades, resultando em um total de 425 plantas. Entre as espécies plantadas há variações de palmeiras (como babaçu e açaí), pata-de-vaca, pitomba, ipê do serrado, cajueiro, tamboril, mulungu, jenipapo e jucá.

O projeto paisagístico prevê o plantio de centenas de árvores e arbustos em todo o perímetro da Fonte do Bispo. No total, calcula-se uma área de 16 mil metros quadrados, um espaço que está sendo urbanizado com equipamentos de lazer, práticas esportivas, área de convivência, espaços para apresentações artísticas e recreação infantil, novos bancos, banheiros, lixeiras, piso tátil e outras adaptações para garantir a acessibilidade de pessoas com deficiência. No espaço será instalada uma fonte luminosa.

"A obra da Fonte do Bispo está inserida nas ações de revitalização do Centro Histórico de São Luís, da Prefeitura em parceria com o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), que inclui também as reformas do Parque do Bom Menino, Praça da Bíblia, Praça da Saudade, Praça da Misericórdia e edificações na Rua Portugal. Todos esses projetos são resultados do empenho do prefeito Edivaldo e de todo o corpo técnico administrativo da Sempe e de outras secretarias envolvidas. A obra em questão segue em ritmo acelerado, com várias frentes de trabalho visando o cumprimento do cronograma planejado. A revitalização da área conta também com forte trabalho socioambiental e resultará em mais um equipamento público devolvido a toda a comunidade ludovicense", disse o secretário da Sempe, Roberto Sousa.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.