Livros

Pergentino Holanda faz noite de lançamento duplo na Amei

Livros "Em Busca de Vultos Perdidos", de crônicas, e "PH - Ícone e Grife da Sociedade", biografia autorizada, serão lançados nesta segunda-feira, às 18h

Evandro Júnior / Da equipe de O Estado

Atualizada em 11/10/2022 às 12h18
PH em noite  de pré-lançamento das obras
PH em noite de pré-lançamento das obras (ph)

São Luís - As obras “Em Busca de Vultos Perdidos” e “PH – Ícone e Grife da Sociedade” (biografia escrita pelo jornalista Thiago Bastos) serão lançadas, oficialmente, na noite desta segunda-feira, às 18h, na Livraria e Espaço Amei, no São Luís Shopping (Jaracati). Os livros, que foram apresentados à sociedade durante coquetel oferecido na residência tradicional da família Sarney, no Calhau, no último dia 23, já estão expostos na livraria.

“Depois de apresentarmos as obras em noite das mais agradáveis na residência dos Sarney, no Calhau, faremos o lançamento oficial na livraria que é o templo do autor maranhense, ou seja, a Amei”, disse Pergentino Holanda.

Os dois livros foram editados pela Lua Azul Livros e Leitura. “Em busca de vultos perdidos”, com 287 páginas, é uma coletânea de crônicas publicadas no Caderno PH Revista, do jornal O Estado do Maranhão (Grupo Mirante). A seleção dos textos para a composição da obra coube ao próprio autor, bem como ao escritor Joaquim Itapary, que assina o prefácio. Cidades como Paris, Nova York e Lisboa são roteiros sempre presentes nas crônicas assinadas por Pergentino Holanda e cujas referências recheiam a obra.

A biografia, por sua vez, traz apreciações críticas de nomes ilustres da literatura brasileira, entre eles, José Sarney, Josué Montello, José Saramago, José Chagas, Erasmo Dias e Napoleão Sabóia. Tem 290 páginas e foi escrita pelo jornalista Thiago Bastos, integrante da equipe de redatores de O Estado do Maranhão.

"Este será mais um evento que marcará o lançamento de duas obras que se complementam. Uma que mostra a verve literária pergentiniana em sua essência e outra que, acima de tudo, mostra o ser humano Pergentino de forma única. Para mim, participar deste momento, sem dúvida, é o auge de toda a carreira profissional", disse o jornalista Thiago Bastos.

Na apresentação, o jornalista e blogueiro Ribamar Corrêa resume Pergentino Holanda como um jornalista excepcional, escritor refinado, arguto colunista, um ativo agitador cultural, competente repórter político, atento observador de fatos econômicos, ousado promotor de eventos e um antenado cronista de costumes. O título da biografia é inspirada numa crônica de José Sarney.

O livro, recheado de imagens, muitas ao lado de personalidades nacionais e internacionais, como Jorge Amado e Zélia Gattai, Roberto Carlos, Tancredo Neves, Fernando Henrique Cardoso, Dona Lily Marinho, Donna Summer e Richard Burton e Elizabeth Taylor, destaca a vitoriosa trajetória do maranhense natural de Presidente Dutra, com ênfase, entre outros elementos, ao seu tino para a realização de eventos sociais, que se tornaram sua marca registrada.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.