Relação Institucional

Osmar Filho: Legislativo vai dar governabilidade a Braide

Presidente da Câmara Municipal, que busca a permanência no comanda da Mesa Diretora da Casa, afirmou que os vereadores vão apoiar a gestão do prefeito eleito a partir de 2021

Ronaldo Rocha da editoria de Política

Atualizada em 11/10/2022 às 12h18
(Osmar Filho, Eduardo Braide e Neto Evangelista)

SÃO LUÍS - O presidente da Câmara Municipal de São Luís, vereador reeleito Osmar Filho (PDT), afirmou a O Estado que o Legislativo vai assegurar ao prefeito eleito, Eduardo Braide (Podemos), condições de governabilidade na gestão que será iniciada em janeiro de 2021.

Com candidatura já consolidada para a eleição do comanda da Mesa Diretora da Câmara, Osmar Filho também afirmou que a bancada do seu partido político também trabalhará pela governabilidade do prefeito eleito.

“Sim, apesar da independência, a harmonia, o respeito e o equilíbrio prevalecerão na relação. Tenho convicção que o parlamento apoiará o prefeito para que ele possa executar os programas e projetos em favor da população”, disse.

E completou: “O PDT irá sim trabalhar pela governabilidade do prefeito eleito, Eduardo Braide e quem irá liderar a bancada é o vereador Raimundo Penha”.

Programas

Na última quarta-feira Eduardo Braide reafirmou compromisso de campanha e assegurou a criação da Secretaria da Pessoa com Deficiência na estrutura do Executivo Municipal.

“3 de dezembro. No Dia Internacional das Pessoas com Deficiência reafirmo meu compromisso: a partir do ano que vem, São Luís terá a Secretaria Municipal da Pessoa com Deficiência. A nossa cidade será inclusive”, escreveu em seu perfil em rede social.

Além da pasta, ele também já havia prometido implantar a Coordenadoria Municipal de Atenção à Saúde da Pessoa com Deficiência; o Centro de Referência da Pessoa com Deficiência (CRPD) e regulamentar o Fundo do Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência.

Outra proposta do prefeito eleito foi implantar o Plano Municipal da Primeira Infância; desenvolver políticas públicas voltadas para a mulher e também para o idoso na capital e criar a Secretaria Adjunta para Assuntos Comunitários, pasta que será vinculada à Secretaria Municipal de Educação.

Para conseguir implantar as propostas de governo, contudo, o prefeito precisará do apoio da Câmara Municipal, que é quem legisla sobre a regulamentação e quem analisa a constitucionalidade das peças.

É justamente neste aspecto que Osmar Filho assegura que o Parlamento dará governabilidade a Braide, permitindo que ele consolide os projetos que foram apresentados ao eleitorado durante a campanha.

Bancada do PDT fará parte da base governista na Câmara

O Partido Democrático Trabalhista (PDT) integrará a base do prefeito eleito Eduardo Braide (Podemos), na Câmara Municipal. A afirmação é do vereador reeleito Osmar Filho, presidente do Legislativo.

“Sim, o PDT irá fazer parte da base do governo. O PDT vai trabalhar pela governabilidade do prefeito eleito, Eduardo Braide”, enfatizou Osmar Filho.

A legenda firmou aliança com Eduardo Braide no segundo turno da eleição municipal, após o candidato apoiado pelo partido, Neto Evangelista (DEM), ter ficado na terceira colocação no pleito, atrás de Braide e de Duarte Júnior (Republicanos).

Foi o senador Weverton Rocha quem mobilizou toda a militância do PDT para a campanha de Braide. Para evitar ampliar crise no grupo liderado pelo governador Flávio Dino - que tinha como candidato declarado, Duarte Júnior -, Weverton adotou postura protocolar e se manteve “neutro” na disputa.

Neto Evangelista, por sua vez, aderiu a Braide e fez campanha nas ruas para o prefeito eleito.

É justamente pelo apoio recebido pelo PDT na reta final de campanha, que Braide conduziu a sua base para assegurar a eleição de Osmar Filho para o comando da Mesa Diretora da Câmara para a próxima legislatura.

A sigla, que acabou perdendo o primeiro turno da eleição municipal, com Neto, saiu vitoriosa do pleito.

Integram hoje a bancada do PDT para a próxima legislatura na Câmara Municipal, os vereadores Osmar Filho, Raimundo Penha e Nato Júnior.

Osmar Filho tem eleição já consolidada para o comando da Câmara

Atual presidente da Câmara Municipal de São Luís, o vereador Osmar Filho (PDT) conseguiu consolidar um cenário para possível reeleição ao posto de comandante da Casa por mais dois anos.

Na última terça-feira o pedetista recebeu o apoio de 10 vereadores eleitos e reeleitos na base de apoio ao prefeito eleito da capital, Eduardo Braide (Podemos).

Durante aquele encontro, anunciaram voto no atual presidente os vereadores Octávio Soeiro, Chaguinhas, Domingos Paz e Marcial Lima, do Podemos; Karla Sarney do PSD; Dr. Gutemberg do PSC; Álvaro Pires, Ribeiro Neto e Marcos Castro do PMN e Umbelino Júnior do PRTB.

Após a reunião, os aliados posaram para foto, confirmando a aliança. Depois daquele ato, outros parlamentares declararam apoio em sequência a Osmar Filho: Raimundo Penha e Nato Júnior, do PDT; Noely, do PTB; Marquinhos e Edson Gaguinho (DEM), Paulo Victor, do PCdoB e Thyago Freitas, do DC.

Na lista, portanto, 17 nomes dos 31 vereadores eleitos. Osmar Filho garante, contudo, que a lista é maior. “São 23 vereadores que publicamente declararam [apoio]”, resumiu.

“Agradeço a todos que estiveram nesta reunião em apoio a minha candidatura à presidência da Câmara Municipal de São Luís. Obrigado pela confiança. Seguiremos juntos visando um parlamento cada vez mais forte em favor da população”, disse o candidato na ocasião da reunião de terça-feira.

Na segunda-feira uma reunião com outro grupo de vereadores ocorreu para defender inicialmente o nome do vereador Paulo Victor para o comando da Mesa Diretora. O comunista, contudo, abriu mão da disputa e declarou apoio a Osmar Filho três dias depois.

Outro nome que chegou a ser cogitado para a presidência do Legislativo é o do vereador Astro de Ogum (PCdoB), que já comandou a Casa. O projeto, contudo, foi enfraquecido.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.