Economia

Intenção de consumo na capital maranhense segue crescendo

Levantamento do índice de intenção de consumo das famílias (ICF), que é medido mensalmente pela Fecomércio, marcou em novembro 49,6 pontos, o melhor resultado desde a retomada do comércio em julho, quando o índice era de 47,8 pontos

Atualizada em 11/10/2022 às 12h18
Levantamento da Fecomércio aponta para pico de vendas do ano concentrado em dezembro, apesar dos efeitos da pandemia na economia
Levantamento da Fecomércio aponta para pico de vendas do ano concentrado em dezembro, apesar dos efeitos da pandemia na economia (índice de consumo)

SÃO LUÍS - O índice de intenção de consumo voltou a apresentar variação mensal positiva no levantamento realizado em novembro, na capital maranhense. De acordo com o estudo realizado pela Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado do Maranhão (Fecomércio-MA), a perspectiva de consumo do ludovicense apresentou crescimento
mensal de +2,0%, puxado pela avaliação sobre a perspectiva profissional (+7,4%) e condições da renda atual das famílias (+3,3%).

Os resultados positivos são reflexos da aceleração da recuperação do mercado de trabalho, que em outubro obteve um saldo de 1.918 empregos formais em São Luís, sendo somente o comércio responsável pela geração de 1.033 postos de trabalho com carteira assinada no mês. Com isso, os números vêm causando um efeito positivo sobre a avaliação do
consumidor sobre a sua capacidade de renda e refletindo na evolução da intenção de consumo mês a mês.

Nesse sentido, segundo a Fecomércio, apesar da persistência dos impactos econômicos da crise sanitária gerada pela pandemia, a perspectiva é que o comércio local mantenha a tradição de ter dezembro como o mês de maior concentração do volume de vendas.

“Desde a flexibilização e reabertura das atividades econômicas no mês de julho, o comércio de São Luís vem conseguindo subir degrau a degrau da escada da recuperação econômica. Alguns setores estão conseguindo trilhar esse caminho de volta de forma mais acelerada, outros ainda enfrentam dificuldades. No entanto, acreditamos que o mês de
dezembro ampliará o alcance desses resultados positivos sobre as vendas para um número muito maior de segmentos comerciais”, explica o superintendente da Fecomércio, Max de Medeiros.


Números
O levantamento do índice de intenção de consumo das famílias (ICF), que é medido mensalmente pela Fecomércio, marcou em novembro 49,6 pontos, o melhor resultado desde a retomada do comércio em julho, quando o índice era de 47,8 pontos. Apesar disso, quando comparado com dezembro de 2019, o indicador de otimismo do consumidor apresenta uma variação negativa de -44,3%, demonstrando que a pandemia ainda é um desafio para o setor empresarial atrair de volta a confiança do ludovicense.

A pesquisa mostra também que a tendência para as vendas de fim de ano deverá seguir no caminho dos produtos com valores mais baixos. Enquanto no ano passado a intenção de gastos crescia +6,5%, este ano a avaliação do consumidor para a compra de produtos com valor agregado mais alto e bens duráveis recuou -12,0%.

Para a Fecomércio, a lista de presentes deste ano deverá estar concentrada nos artigos de vestuário e acessórios, brinquedos, itens de perfumaria e calçados.

“O perfil do consumidor será mais moderado com os gastos em função do cenário de incertezas. Além disso, temos um nível de endividamento que bate recorde nos nossos indicadores,pressionando o aumento da inadimplência em São Luís. Isso tende a afetar o nível dos gastos. Mas a boa notícia é que
temos um consumidor que aos poucos vai recuperando essa confiança no consumo e dezembro será um mês importantepara o comércio local”, finaliza o superintendente.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.