Efeito coronavírus

Em 30 dias, casos de profissionais da saúde infectados pela Covid aumentam 18% no MA

Dados da SES revelam que dos 194.320 casos do novo coronavírus no Maranhão até o último dia 3, 4.215 desses infectados são profissionais da saúde que estão na linha de frente contra essa enfermidade

Atualizada em 11/10/2022 às 12h18
Técnico em radiologia Sérgio Henrique Saraiva Costa
Técnico em radiologia Sérgio Henrique Saraiva Costa (Serginho covid)

São Luís - Dos 194.320 casos confirmados do novo coronavírus no Maranhão, 4.215 dos infectados são profissionais da área de saúde que estão na linha de frente contra essa doença, segundo os dados divulgados no último dia 3 pela Secretaria de Estado da Saúde (SES). No decorrer destes últimos trinta dias, os casos de infectados da Covid-19 tendo como vítimas os profissionais de saúde aumentaram um total de 18% no estado.

Os dados da SES revelam ainda que até o último dia 3 havia o registro de 4.215 profissionais de saúde que tinham testado positivo para essa doença e um total de 74 óbitos. Entre esses infectados, 4.110 tinham sido recuperados. Enquanto, o boletim do dia primeiro do mês passado informou que 3.586 desses profissionais já tinham sido contaminado pela Covid-19 e um total de 66 óbitos.

Somente durante o mês de novembro, 619 profissionais da saúde foram infectados pelo vírus e apresentando uma média de 20 casos por dia. Em relação à ocorrência de óbitos no estado, até o dia primeiro do mês passado havia 66 casos, enquanto, no último dia 3, o registro era de 74 mortes.

Vítimas
A auxiliar de enfermagem Maria Madalena Barbosa Souza, de 61 anos, foi uma das primeiras profissionais da área de saúde que faleceu das complicações da Covid-19. Ela morreu no dia 12 de abril deste ano após ter sido diagnosticada com o novo coronavírus.

Maria Madalena ficou internada no Hospital Carlos Macieira, no Calhau, mas não resistiu. Segundo a SES, ela tinha diabetes e obesidade, trabalhava na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do Vinhais e no Hospital Municipal Djalma Marques.

Outro profissional da saúde que morreu dessa doença foi o técnico em radiologia Sérgio Henrique Saraiva Costa, Serginho, de 40 anos, que trabalhava no Hospital Municipal Doutor Clementino Moura, Socorrão II, na Cidade Operária. Ele não tinha comorbidades e testou positivo no dia 14 de abril.

Também o médico cubano Noel Fonseca Gomez, de 51 anos, morreu das complicações do novo coronavírus. O estrangeiro mudou para o Brasil após ter sido selecionado pelo programa federal “Mais Médico”, do Ministério da Saúde. Ele prestava serviços na cidade de Arari quando foi diagnosticado com a doença, chegou a ser transferido para um hospital, na capital e morreu no dia 19 de agosto.

O médico José Amauri de Sousa Macedo, de 53 anos, foi outro profissional da saúde que perdeu a vida para o novo coronavírus. Ele atuava na linha de frente da rede municipal de Imperatriz quando foi diagnosticado com Covid-19. O médico chegou a ficar internado em um hospital nessa cidade, mas acabou falecendo no mês de junho.

Profissionais da saúde infectados pela Covid-19 no Maranhão

Confirmados: 4.215 casos
Recuperados: 4.110 casos
Óbitos: 74 casos

Fonte: dados da SES divulgado no último dia 3

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.