Fernando e Franco - cantores sertanejos

Dois irmãos e uma paixão pela música

Eles formam a mais aplaudida dupla sertaneja do Maranhão e têm apresentado um projeto que se mantém firme na agenda cultural local, dando múltiplas provas de talento, foco e perseverança

Evandro Júnior/ Da equipe de O Estado

Atualizada em 11/10/2022 às 12h18
(fernando e franco)

SÃO LUÍS-

Uma herança da região Centro-Oeste, com ecos retumbantes no Estado de Goiás, a nuvem da música sertaneja parece estacionada sobre o mapa do Maranhão. A onda de cantar a vida do homem simples, com suas dores e amores, domina a noite e é sustentada pelo talento de artistas que vestem a camisa do gênero e se destacam, principalmente, pela dedicação incondicional ao que fazem.

Em São Luís, os irmãos Fernando e Franco compõem a dupla de proa e encabeçam com maestria o projeto em homenagem à região Nordeste. Fernando Cavelanha, 19 anos, e Franco Cavelanha, 22, são paulistas de alma maranhense e deixaram sua terra natal, Porto Ferreira, para se aventurar na carreira de cantores. Acertaram na mosca. Aos poucos, eles foram mostrando a que vieram e há dois anos colecionam aplausos calorosos em todo o território maranhense.

“Começamos nos apresentando em bares e, depois, foram surgindo convites para casas de shows e eventos os mais diversos. Chegamos a tocar para apenas 20 pessoas. Nós mesmos carregávamos os instrumentos e hoje temos uma equipe de 15 pessoas. O fato é que começamos degrau por degrau e, agora, estamos colhendo os frutos do nosso esforço e trabalho”, diz Franco, que faz a segunda voz.

Afinados, sintonizados e focados no trabalho, eles deram um salto na carreira nos últimos meses, selando uma parceria com o famoso produtor Dudu Oliveira, nome associado à dupla Zé Neto e Cristiano, celebridade nacional da música sertaneja.

“Ele vai produzir a nossa música autoral intitulada ‘Mensagens Apagadas’. Nós gravaremos em Goiânia (GO) e estamos muito felizes, pois essa experiência representa uma etapa vitoriosa na nossa carreira. Trata-se de um produtor bastante conhecido e respeitado, e o responsável, entre outras coisas, pelo sucesso do mais recente DVD de Zé Neto e Cristiano. Para muitos, ele é o número um do país nesse gênero. Além disso, tudo indica que haverá uma participação nacional nessa gravação”, conta Fernando, acrescentando que a canção será lançada em 2021.

Dudu Oliveira estourou na carreira no ano passado, depois de produzir “Ferida Curada”, um “pipoco” em todo o Brasil na voz de Zé Neto e Cristiano. Depois, não parou mais e produziu o DVD “Por Mais Beijos ao Vivo”, também dos artistas famosos. Músicas como “Bebi minha bicicleta”, “Por mais beijos ao vivo” e “Barzinho Aleatório” são alguns dos trabalhos assinados por ele, que conheceu Fernando e Franco durante um show de ZN&C no interior do Maranhão. “Foi uma grata surpresa esse encontro e está rendendo frutos”, revela Franco, acrescentando que ele e o irmão chegaram a se apresentar duas vezes com Zé Neto e Cristiano

Nos shows que realizam na capital, em cidades do Maranhão ou nas postagens incessantes nas redes sociais, a dupla de irmãos faz sucesso. Bonitos, inteligentes, carismáticos e bem assessorados por um empresário maranhense, eles conquistam cada vez mais espaço na agenda cultural, chamando a atenção do público e dos produtores de eventos.

Agenda cheia

A rotina de trabalho começa na terça-feira, na casa de shows Tapera SLZ (Lagoa da Jansen), ponto de encontro da turma jovem. A noite embalada pela “Terça Gold (selo criado exclusivamente para a dupla) começa por volta das 21h, mas é somente depois da meia-noite que os irmãos Cavelanha surgem no palco, para esquentar a madrugada. Assim que se posicionam, as câmeras de celulares dos noctívagos são ligadas e a tietagem começa, perdurando praticamente a noite toda. Em um palco 360o, Fernando e Franco dão um tom especial à balada, entoando músicas autorais e homenagens a ícones do sertanejo nacional.

A programação avança ao longo da semana e só termina no domingo, com paradas e aplausos em outros espaços musicais. Os convites vão se multiplicando, inclusive para apresentações no interior do estado. A agenda de 2021 já começou a ser preenchida. Nos dias 1o, 2 e 3 de janeiro, por exemplo, eles serão abraçados pelos baladeiros do município de Barreirinhas. Este mês, haverá shows em Santa Inês (18). Bacabal (19) e Barra do Corda (20).

“Procuramos manter o foco, pois queremos crescer na carreira e conquistar o Brasil. Esse é o nosso sonho. E o Maranhão tem sido pé quente, razão pela qual somos muito gratos, por tudo o que temos conquistado. Amamos esta terra e já nos consideramos maranhenses”, afirma Franco.

A excelente fase da dupla será festejada com o estouro das champanhes na noite da virada. Os irmãos passarão, por exemplo, pelo “Sunrise: o Réveillon do Amanhecer”, no Blue Tree Towers Hotel (Calhau), onde farão um show para marcar o encerramento de um ciclo da carreira e o início de uma nova fase musical, que começará a ser desenhada em 2021. Eles também receberam convite para o Réveillon Mesa de Bar, capitaneado pela banda que dá nome ao evento e que acontecerá no Boteco da Tom, na Avenida São Luís Rei de França (Turu).

No próximo dia 9 de janeiro, a dupla receberá convidados para a festa autoral “Fantasy”, no Áurea Eventos (Olho d’Água), para convidados, em celebração a mais um ano de vida de Fernando e, ao mesmo tempo, para pedir bênçãos a Deus pela carreira. Até aqui, a dupla tem dado provas de que vai longe e, mais do que isso, de que está trilhando o caminho certo.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.