Prevenção

Ação de prevenção contra a AIDS acontece neste domingo em São Luís

Além do trabalho de orientação, também serão ofertados serviços de aferição de pressão arterial e testes de glicemia

Thiago Bastos / O Estado

Atualizada em 11/10/2022 às 12h18
Prevenção ainda é a melhor forma de controle da doença
Prevenção ainda é a melhor forma de controle da doença (AIDS)

SÃO LUÍS (MA) - Neste domingo (6) a partir das 8h30, a Coordenadoria do Programa IST/AIDS fará trabalho de conscientização na Feirinha São Luís, na Praça Benedito Leite.

No local, membros da Semus realizarão abordagens aos frequentadores sobre formas de prevenção da doença, distribuirão preservativos e poderão fazer encaminhamentos para a realização de testes rápidos. Além do trabalho de orientação, também serão ofertados serviços de aferição de pressão arterial e testes de glicemia, obedecendo a todos os critérios de higienização e segurança contra o coronavírus.

A doença, aliás, prejudicou parcialmente o trabalho de controle da AIDS, já que alguns pacientes em potencial deixaram de ir às unidades para acesso aos testes rápidos. “Por isso, está sendo fundamental o trabalho em campo dos nossos agentes e ainda é preciso massificar nos veículos oficiais a oferta dos serviços de testagem nos Centros de Testagem e Acolhimento do Lira e Anil”, disse a secretária de Saúde de São Luís, Natália Mandarino.

Segundo a gestora, a prevenção é o norteador do tema da campanha contra a AIDS este ano lançado pelo Município (“Se Liga nos Teus Direitos e Combina a Prevenção”). Ela confirma que serão realizadas abordagens, atividades educativas na perspectiva da prevenção combinada, distribuição de preservativos, de géis lubrificantes e estímulo à testagem do HIV durante todo o mês.

Além de serviços nos Centros de Testagem e Acolhimento no Lira e Anil, membros da Semus também farão agendas externas para a ampliação do trabalho preventivo. Além dos Centros de Testagem, todas as unidades básicas intensificarão as ações de mobilização e prevenção em comunidades, escolas, empresas, igrejas, terreiros e outros locais. Durante todo o ano, a Semus desenvolve projetos com o foco na prevenção e atendimento de públicos específicos.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.