Cerco

38% das 401 denúncias de violência a idoso foram apuradas no MA

Operação Vetus foi comandada pelo Ministério da Justiça e aconteceu em vários estados

Atualizada em 11/10/2022 às 12h18
(idoso)

São Luís - Somente 38% das 401 denúncias de violência contra idosos no Maranhão foram apuradas pela Polícia Civil, durante a Operação Vetus. Esta ação, coordenada pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública, teve como objetivo combater crimes de maus-tratos contra o idoso no período da pandemia da Covid-19, nos 26 estados do Brasil e no Distrito Federal.

Essa operação foi realizada ao longo de dois meses e o resultado foi divulgado na sexta-feira, 4. A delegada Igliana Freitas, titular da Delegacia de Proteção ao Idoso, explicou que esse trabalho começou na primeira quinzena do mês de outubro deste ano e foi planejado pelo aumento de denúncias de abuso contra idosos registradas no decorrer da pandemia do novo coronavírus, pelo Disque 100, do Ministério da Mulher, Família e Direitos Humanos.

No Maranhão, houve 401 denúncias e, entre essa quantidade, a polícia conseguiu apurar 150 casos e resultou em 39 inquéritos policiais como ainda foram solicitadas 27 medidas protetivas e sendo que 10 já foram cumpridas. “Para desenvolver essa operação foi necessário o apoio das equipes das delegacias regionais do interior”, frisou Igliana Freitas.

Nível nacional
Segundo dados do Disque 100, foram registradas mais de 62 mil denúncias de crimes contra idosos até setembro de 2020, enquanto, no mesmo período do ano passado, foram cerca de 36 mil. No decorrer da Operação Vetus, no país, foram apuradas 11.754 denúncias, 3.280 inquéritos instaurados, 168 mandados cumpridos, 13.473 diligências, 784 medidas protetivas cumpridas, o registro de 2.401 termos circunstanciados e 476 prisões.

Loan Pistris
Uma pessoa foi presa e foram apreendidos 48 cartões do programa federal do Bolsa Família, 28 cartões de benefícios previdenciários, 317 notas promissórias, 546 comprovantes bancários, documentos pessoais, dois cheques e uma quantia de R$ 90.476 durante a Operação Loan Pistris. Este cerco foi realizado no último dia 3 pela Polícia Civil e o Ministério Público nas cidades de Passagem Franca e Lagoa do Mato com o objetivo de combater crimes contra a economia popular contra idoso e deficiente físico.

A polícia informou que o detido foi preso acusado de agiotagem e levado para a Delegacia de Polícia Civil de Passagem Franca onde tomaram as devidas providências. A polícia já realizou outras operações visando coibir esse tipo de empreitada criminosa nessa localidade.

Mais operação
Ainda na sexta-feira, 4, a equipe da Superintendência de Investigações Criminais (Seic) realizou nas cidades de Santa Inês, Vitória do Mearim, Igarapé do Meio e Cajari a Operação Carajás I com o objetivo de combater a subtração de combustível, grãos, dormentes e trilhos na estrada de ferro de uma empresa de mineração.

O delegado Edmar Cavalcante informou que durante o cerco policial foram presas 13 pessoas e, entre as prisões, três em flagrante delito como ainda foram apreendidos combustível, grãos, veículos, cinco armas de fogo, munições de calibres diversos e uma bomba utilizada durante o ato criminoso.

O delegado disse que o grupo criminoso conseguia parar ou diminuir a velocidade das locomotivas e, em seguida, conseguia realizar o furto da mercadoria, que era vendida naquela localidade. O ato criminoso já rendeu grande prejuízo, mas não foi revelado o valor.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.