Pauta emperrada

Paulo Guedes denuncia sabotagem da esquerda no programa de privatizações do governo

Ministro da Economia afirmou que acordos políticos estão dificultando programa de modernização do estado brasileiro

José Linhares Jr

Atualizada em 11/10/2022 às 12h18
Ministro é o maior defensor da pauta de privatização no governo
Ministro é o maior defensor da pauta de privatização no governo (Paulo Guedes)

BRASÍLIA - O programa de privatizações anunciado por Bolsonaro durante a campanha está sendo boicotado pela oposição no Congresso Nacional. Paulo Guedes, ministro da Economia, afirma que não conseguiu se desfazer de nenhuma estatal de controle direto da União. De acordo com ele, há “acordos políticos de esquerda” no Legislativo que impedem o enxugamento do Estado brasileiro.

Guedes luta para conseguir quatro grandes privatizações até o fim do governo: Correios, Eletrobras, Porto de Santos e PPSA (estatal do pré-sal), empresas consideradas “joias da coroa” pelo alto interesse público e valores envolvidos na negociação.

Dados publicados nesta semana pelo Programa de Parceria de Investimentos revelam que o Governo Federal pretende vender 11 estatais, incluindo os Correios e a Eletrobras, e fechar duas até o fim do primeiro mandato. Dessa forma, 23% do número de empresas públicas federais terá sido reduzido. Bolsonaro vem enfrentando dificuldades no Congresso Nacional para repassar essas companhias à iniciativa privada.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.