Cultura

Live solidária marca edição especial do Encontro de Miolos nesta sexta-feira

Também será aberta a tradicional exposição de capoeiras e couros bordados, que se estenderá até a próxima sexta-feira, 11, das 10h às 17h

Bárbara Lauria / Equipe O Estado

Atualizada em 11/10/2022 às 12h18
Live solidária acontecerá nesta sexta-feira, das 20h às 22h
Live solidária acontecerá nesta sexta-feira, das 20h às 22h (Encontro de Miolos)

São Luís - Com a pandemia da Covid-19, o tradicional Encontro de Miolos de Bumba meu boi não pode ser realizado no mês de julho, como de costume, porém, após a flexibilização das medidas sanitárias, a 15ª edição será marcada por Live Solidária dos Miolos nesta sexta-feira, 4, das 20h às 22h, com transmissão pelo canal da Associação Folclórica Flor do Sertão no Youtube.

Hoje, na área interna do Ceprama, na Madre Deus, será aberta a tradicional exposição de capoeiras e couros bordados, que se estenderá até a próxima sexta-feira, 11, das 10h às 17h. Tudo o que for arrecadado durante a live será repassado aos miolos, integrantes de bumba meu boi que têm sofrido com a crise financeira durante a pandemia.

Nesta edição especial, os cantadores Humberto Filho (Boi de Maracanã), Raimundinho (União da Baixada), Pantera (Iguaíba), Fausto (Unidos Venceremos), Zé Alberto e Regis (Meu Tamarineiro) participarão da live. Já a exposição reunirá 25 capoeiras bordadas, dando um mostra da riqueza e beleza da manifestação maranhense.

O encontro

O Encontro de Miolos foi idealizado em 2006 pelo produtor cultural José Ribamar Souza Reis, mais conhecido como Zé Reis, e seus amigos. Com a premissa “Sem miolo, o boi não dança”, a proposta do evento é valorizar e mostrar a figura do folguedo do bumba meu boi, o “miolo”, ou "fato", como é chamado em algumas regiões do interior do Maranhão.

Colorindo as ruas do Centro Histórico de São Luís, o evento reúne cerca de 200 brincantes que dançam como “miolos” nos grupos de bumba-boi do Maranhão. Os “miolos” ficam embaixo do garboso, ou o couro, do boi e são os responsáveis pela evolução do personagem principal da festa. Ao longo do período junino, eles ficam no anonimato, pois assumem a identidade do personagem para imprimir vida e graça às apresentações dos grupos nos quais evoluem.

A responsabilidade de mostrar a riqueza do conjunto e de indumentárias das brincadeiras é do “miolo”, e por isso eles precisam ter excelente preparo físico, uma vez que as apresentações são diversas, contendo, inclusive, a encenação, geralmente rodopiando nos terreiros. A coordenação do projeto é da Associação Folclórica Flor do “Sertão.

Programação

Live Solidária dos Miolos: Sexta-feira, 4, das 20h às 22h, no canal do Youtube da Associação Folclórica Flor do Sertão

Exposição dos Couros bordados: De 4 a 11 de dezembro, das 10h às 17h, no Ceprama (Madre Deus)

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.