Agência bancária

Seic investiga explosão de banco em Nova Olinda do Maranhão

Crime ocorreu durante a madrugada de quarta-feira, 2; neste ano, 13 bancos foram atacados por bandos

Atualizada em 11/10/2022 às 12h18
Caixas eletrônicos e setor de atendimento ficaram destruídos
Caixas eletrônicos e setor de atendimento ficaram destruídos (banco explosão)

São Luís - A equipe da Superintendência de Investigações Criminais (Seic) iniciou investigação a explosão da agência do Bradesco da cidade de Nova Olinda do Maranhão, que ocorreu na madrugada de quarta-feira, 2. O banco fica localizado nas proximidades da Delegacia de Polícia Civil do município. Somente neste ano 13 instituições bancárias no estado foram atacadas por bandos criminosos, uma média de um caso por mês.

A equipe do Departamento de Combate ao Roubo a Instituições Financeiras (Decrif) foi designada para investigar o caso. Os policiais e os peritos do Instituto de Criminalística (Icrim) ainda ontem foram encaminhados para o interior e testemunhas já foram ouvidas na delegacia.

A polícia informou que pelo menos oito criminosos chegaram a Nova Olinda do Maranhão durante a madrugada, em motocicletas, efetuando tiros em via pública, e se deslocaram até o Bradesco. Nas proximidades da agência, os assaltantes abordaram um vendedor de peixes, que foi agredido fisicamente, teve R$ 3 mil roubado e a motocicleta tomada de assalto.

O grupo explodiu dois caixas eletrônicos, usando bananas de dinamite. Além das máquinas, o setor de atendimento ao cliente ficou destruído. Após a explosão, os bandidos fugiram e há informações de que não havia grande valor nos caixas eletrônicos.

Policiais militares e civis, com apoio do helicóptero do Centro Tático Aéreo (CTA), realizaram incursões na localidade, mas, até a tarde de ontem não havia registro de prisão dos acusados. A motocicleta do peixeiro já foi encontrada pela polícia.

Prisão
A equipe do Decrif ainda no último dia 30 conseguiu prender em cumprimento de ordem judicial um integrante de um bando interestadual especializado de roubo a instituições financeiras. Segundo a polícia, esse criminoso somente no estado do Ceará é suspeito de ter participado mais de 16 roubos a bancos.

O superintendente da Seic, delegado Carlos Alessandro, declarou que os policiais vinham realizando várias incursões na cidade com o objetivo de prender esse criminoso. Na segunda-feira, 30, o criminoso foi localizado no bairro do Turu e, no momento da abordagem, apresentou carteiras de identidade e de motorista falsas.

Carlos Alessandro ainda informou que esse detido teria participado de três ataques a bancos no estado do Maranhão. Um dos casos teve como alvo o Banco do Brasil em Códó, ocorrido no dia 11 do mês passado. Nesta ação criminosa, os bandidos chegaram a sequestrar o gerente dessa agência.

O detido também é suspeito de ter planejado e executado o sequestro do gerente do Banco do Nordeste da cidade de Caxias, ocorrido em maio deste ano como ainda da explosão dos bancos do Brasil e Bradesco de Tutuóia, no ano passado. Ele foi levado para a sede da Seic, no Bairro de Fátima, onde prestou esclarecimentos sobre o caso e, logo após, encaminhado para o Complexo Penitenciário de Pedrinhas.

SAIBA MAIS

Ataques a bancos ocorridos durante este ano no Maranhão

- 26 de janeiro: Bradesco de Buriticupu
- 14 de fevereiro: Banco do Brasil de Lago da Pedra
- 5 de março: Bradesco de Anajatuba, Bradesco de Afonso Cunha, Bradesco de Lagoa Grande
- 28 de março: Banco do Brasil de Pindaré-Mirim
- 26 de junho: Banco do Nordeste de Caxias
- 31 de julho: Bradesco de São João do Carú
- 6 de agosto: Bradesco de Alto Alegre
- 17 de setembro: Banco do Brasil de Lago da Pedra
- 29 de outubro: Banco do Brasil de São João Batista
- 10 de novembro: Banco do Brasil de Paulo Ramos
- 2 de dezembro: Bradesco de Nova Olinda do Maranhão

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.