Pergentino Holanda

Atualizada em 11/10/2022 às 12h18

Pesquisa mais que furada

Viralizou nas redes sociais o alerta que o ministro Cidadania, Onyx Lorenzoni, fez ainda no sábado, em relação à polêmica pesquisa divulgada pelo Ibope na sexta-feira, prevendo vitória da candidata comunista Manuela (PCdoB) sobre Sebastião Melo, que as urnas não confirmaram: “Atenção TSE: a pesquisa de ontem do Ibope em Porto Alegre é caso de polícia, tentativa de influenciar o eleitorado na véspera da eleição. Merece investigação do TSE, MPF e da Polícia Federal. Desde 2018 estes fatos se repetem sem investigação.”

DURANTE o show da última quarta-feira do Grupo Pão com Ovo, no espaço “Oito” do Hotel Blue Tree São Luís, o que não faltou foi gente conhecida na plateia. O espetáculo, todo repaginado, ganhou muitos aplausos e provocou calorosas gargalhadas. Acima, Dijé e Clarisse Milhomem o fotógrafo Meireles Junior, que doou uma foto dos Lençóis Maranhenses
DURANTE o show da última quarta-feira do Grupo Pão com Ovo, no espaço “Oito” do Hotel Blue Tree São Luís, o que não faltou foi gente conhecida na plateia. O espetáculo, todo repaginado, ganhou muitos aplausos e provocou calorosas gargalhadas. Acima, Dijé e Clarisse Milhomem o fotógrafo Meireles Junior, que doou uma foto dos Lençóis Maranhenses
Nair e Manuel Lages Neto Castelo Branco; José Domingos e Danielle Vieira com o filho Fabrício; Repórter PH com a cantora Luciana Pinheiro
Nair e Manuel Lages Neto Castelo Branco; José Domingos e Danielle Vieira com o filho Fabrício; Repórter PH com a cantora Luciana Pinheiro
Ricardo e Maria Luiza Miranda; Juninho Luang e Vanessa Prelo; Mariana e Cristiano Barroso Fernandes; Liviomar Macatrão e Luana Alves; Bruna Seabra e Leandro Marcos Maciel
Ricardo e Maria Luiza Miranda; Juninho Luang e Vanessa Prelo; Mariana e Cristiano Barroso Fernandes; Liviomar Macatrão e Luana Alves; Bruna Seabra e Leandro Marcos Maciel
Sergio Balata e Mikaelly Borges com o Repórter PH e Evandro Jr.
Sergio Balata e Mikaelly Borges com o Repórter PH e Evandro Jr.

A volúpia de pensar
Maior ensaísta português do século XX, Eduardo Lourenço morreu na última terça-feira, aos 97 anos.
O Labirinto da Saudade, impiedosa exposição do irrealismo nacional, tornou-o conhecido do grande público e transformou-o no pensador a serviço da nação.
Ouvi-lo pensar ao vivo foi um dos privilégios quando a ele fui apresentado pelo grande e eterno cineasta Manoel de Oliveira, em encontro inusitado que tivemos numa manhã de Primavera, na Livraria Bertrand, no centro histórico de Lisboa.
A poesia para Lourenço era a sua verdadeira casa, e foi no confronto com o gênio de Fernando Pessoa que o seu pensamento mais luminosamente brilhou.

Um choro doído
Esta é, com certeza, uma semana em que Portugal chora a morte de um dos maiores expoentes da literatura de língua portuguesa.
Para Eduardo Lourenço, a poesia era um mergulho de olhos abertos. Com seus olhos inquietos vimos o dentro de boa parte da melhor poesia portuguesa. E, sobretudo, da poesia de Fernando Pessoa.
O ensaísta procurou tornar visível o ato de pensar como se nos incluísse no movimento desse pensar. Não pretendendo que a leitura do poema fosse o prolongamento de um mistério ou a devoção a um fogo ritual, mostrou-nos como a interrogação, e mesmo a dúvida, são elas também reveladoras.
Conservando os olhos inquietos, transportando sem receios o espanto, ele foi o intérprete de poetas que desvendam as coisas repousadas, simplesmente como quem alimenta o silêncio da casa.
Eduardo Lourenço via por dentro. E com ele víamos o dentro.

O grande legado
A Eduardo Lourenço devemos algumas das mais luminosas e sedutoras páginas que se escreveram sobre poesia e poetas, e no centro das quais brilha o seu íntimo confronto com o estilhaçado gênio de Fernando Pessoa.
Ainda mais do que os amados Kierkegaard e Antero, seus mestres e modelos, Pessoa foi o verdadeiro caso que teve consigo mesmo, como o testemunha de modo quase dolorosamente visceral esse estranho livro a que chamou Pessoa Revisitado (1973), porventura a sua mais autêntica obra-prima.
A enciclopédica cultura literária de Lourenço, o modo como foi constantemente cruzando, com persuasiva naturalidade, a história da literatura com os planos mais amplos da história cultural e política, a sua intimidade natural com as arreigadas mitologias pátrias, a par de um talento quase sobrenatural para apreender fenômenos complexos em sínteses tão convincentes quanto inovadoras, contribuem para fazer do seu ensaísmo um objeto quase sem precedentes na cultura portuguesa.

Na AMEI, dia 7
Pelo número de pessoas que têm procurado se informar sobre o grande acontecimento literário do próximo dia 7, segunda-feira e véspera do feriado de Nossa Senhora da Conceição, tudo indica que será uma noite coroada do maior sucesso.
A data escolhida para o lançamento oficial em livraria dos livros “Em Busca de Vultos Perdidos”, deste Repórter PH, e “PH – Ícone e Grife da Sociedade”, do jornalista Thiago Bastos, caiu no gosto dos leitores.
E assim teremos uma marcante noite de autógrafos na Livraria AMEI, templo do autor maranhense, no São Luís Shopping.
Será um encontro inesquecível de influenciadores literários e seguidores em torno de dois livros que mostram os desafios de produzir conteúdo e escrever no cenário atual.

DE RELANCE

Sessões deliberativas
O Plenário da Assembleia Legislativa do Maranhão aprovou, em sessão extraordinária realizada ontem, o Projeto de Resolução Legislativa 042/2020, de autoria da Mesa Diretora, que permite o retorno da realização de até quatro sessões deliberativas por semana, conforme a necessidade da Casa. A matéria seguiu para promulgação. Como forma de conter os riscos de contágio da Covid-19 e resguardar a saúde dos parlamentares e servidores, as sessões presenciais estavam sendo realizadas apenas às terças e quartas-feiras, contando somente com o Pequeno Expediente e a Ordem do Dia.

Virada de ano
No Blue Tree São Luís opção é o que não falta para quem busca programações para a tão esperada passagem de ano. Para os mais animados, a sugestão é a Área Vip do Réveillon Sunrise, que será realizado na área externa do hotel ou, ainda, o Réveillon do Oito Bar, em um ambiente já conhecido e aprovado pelos são-luisenses. Há opções, também, para quem curte experiências mais tranquilas e reservadas. Nestes casos, a dica é a Ceia do Oito Restaurante, que contará com a discotecagem de Richardy Stone. Vale ressaltar que, para garantir a segurança de hóspedes e visitantes, medidas sanitárias também serão adotadas durante os eventos.

Na Fazenda
“Michael Wesley na Fazenda II” é o nome do evento que o cantor maranhense comandará na noite deste sábado, em Fortaleza (CE), onde está radicado. O show contará com a participação da cantora Mayra Santana, irmã do artista, e de Chocolate. Michael, aliás, foi convidado para fazer um show especial na noite da virada em São Luís.

Aviano Experience
São Luís está em vias de ganhar um projeto de entretenimento que promete revolucionar o setor. A ideia, trazida pelo empresário Bruno Jefferson, aposta em um novo conceito. Trata-se do Aviano Experience: em que um Boeing 727-200 da antiga VASP será transformado em um espaço para gastronomia e eventos. O novo negócio, que tem o consumidor no centro de sua estratégia, pretende levar as pessoas a uma verdadeira experiência do mundo da aviação e reviver a era de ouro das companhias aéreas, tudo isso sem tirar os pés do chão. Com fartas refeições, serviço de bordo impecável, mimos e muito conforto, a ideia é levar os “passageiros” a uma viagem no tempo para que possam reviver uma época em que voar de avião era algo além do que ir de um lugar para outro.

Calcinha Preta
Os bons tempos da banda Calcinha Preta serão relembrados na noite desta sexta-feira, em São Luís. É que o cantor Marlus Viana, ex-vocalista da banda, fará um show especial na casa de eventos Tapera SLZ, na Lagoa da Jansen. O evento contará também com a presença do cantor Luckas Seabra, uma das vozes de alto alcance da música sertaneja local. Marlus Viana (com seus cabelos longos e loiros) ficou nacionalmente conhecido por sua passagem pela banda sergipana Calcinha Preta. Seu maior sucesso foi a música “A Dona do Barraco”, tema da personagem Adisabeba, na novela “A Regra do Jogo”, da Rede Globo, no ano de 2015.

Ofensa à Constituição
A pretensão dos presidentes da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia, e do Senado, Davi Alcolumbre, de buscarem nova eleição ao comando das duas casas do Legislativo ofende ao texto da Constituição. Mesmo assim, instado a se posicionar em petição assinada pelo PTB, o Supremo Tribunal Federal se mantém em silêncio. Ontem, um grupo de advogados e os presidentes de PSB, PSC, Rede Sustentabilidade, PP, PL, PSD, Avante, Patriota, Solidariedade e Cidadania assinaram uma “carta à nação brasileira e ao STF”, às vésperas do julgamento da ação Direta de Inconstitucionalidade apresentada pelo PTB, previsto para a próxima sexta-feira (4), alertando que “está em jogo neste julgamento a reafirmação da construção histórica do constitucionalismo brasileiro baseado no postulado do republicanismo, da alternância do poder parlamentar e da proibição da perpetuação personalista e individualizada do controle administrativo e funcional das Casas Legislativas”.

A Constituição é clara: “vedada a recondução”
O STF não terá muito o que fazer se, neste caso, resolver cumprir a Constituição. Em seu Artigo 57, que trata “Da Organização dos Poderes”, a carta Magna determina em seu parágrafo 4°: “Cada uma das Casas reunir-se-á em sessões preparatórias, a partir de 1º de fevereiro, no primeiro ano da legislatura, para a posse de seus membros e eleição das respectivas Mesas, para mandato de 2 (dois) anos, vedada a recondução para o mesmo cargo na eleição imediatamente subsequente.”

Para escrever na pedra:
“O homem é, por essência, alguém que vive dos sonhos maiores do que ele”. De Eduardo Lourenço (1923-2020)

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.