Pandemia no Natal

SES não vai fazer novo protocolo para as compras de fim de ano

Com as festas se aproximando o fluxo de pessoas em shoppings centers e outros centros comerciais aumenta; mesmo assim, não há plano de intensificar fiscalização nesse período, exceto se situação da pandemia mudar

Kethlen Mata/ O Estado

Atualizada em 11/10/2022 às 12h18
Protocolos sanitários estão mantidos e não há nenhuma nova recomendação da SES para o comércio no Natal
Protocolos sanitários estão mantidos e não há nenhuma nova recomendação da SES para o comércio no Natal (shopping)

São Luís – De acordo com dados do InfoGripe, os casos de síndrome respiratória aguda grave (SRAG), estão aumentando em São Luís, há mais ou menos, seis semanas. Com as festas de fim de ano se aproximando, muita gente resolveu antecipar as compras de Natal, e, dessa forma, o fluxo em shoppings e outros centros comerciais é ainda maior que o normal, e consequentemente, o risco de se contaminar cresce. A Secretária de Estado da Saúde (SES), informou em nota, porém, que não pretende mudar as regras sanitárias vigentes. No entanto, se o quadro da pandemia mudar, elas podem ser atualizadas a qualquer momento.

O Estado conversou com o epidemiologista e professor, Antônio Augusto Moura da Silva, para entender qual a situação atual do coronavírus na cidade. Segundo ele, já há relatos de hospitais – especialmente os privados – que informaram que os casos de internações pela Covid-19 estão aumentando. “Assim, estamos diante de um aumento na taxa de transmissão. De qualquer forma o aumento não é exponencial como no início da pandemia”, afirmou.

Antônio da Silva ressalta que é preciso acompanhar e verificar o cenário e se esse aumento continuará. “É preciso acompanhar como continuará esse aumento, para que se possa avaliar a necessidade de novas medidas. Nesse momento a taxa de ocupação das UTIs públicas permanece baixa, em torno de 35%”, completou o epidemiologista.

Rigidez nos protocolos
O Rio Anil Shopping, no Turu, informou por meio de nota, que desde o início da pandemia, vem adotando rígidos protocolos de segurança como aferição de temperatura, uso obrigatório de máscaras, sinalização de distanciamento e disponibilização de álcool em gel em locais estratégicos.

“Tais regras vêm garantindo segurança às atividades de trabalho, conforme previsto nos decretos estaduais. Caso haja mudança nos protocolos indicados pelas autoridades de saúde, seguiremos à risca todas as recomendações para que possamos continuar atendendo aos nossos clientes e lojistas com toda a segurança que o momento exige”, frisou o shopping.

A assessoria do São Luís Shopping, que fica no Jaracati, anunciou que no próximo dia 15, vai iniciar a “Operação Natal”, com o objetivo de intensificar a fiscalização de cumprimento das regras sanitárias que já existem no shopping.

Medidas
O Estado
questionou a SES, sobre a situação de uma possível segunda onda da pandemia e se novas medidas serão adotadas. O Governo do Estado do Maranhão informou que estabeleceu, desde junho deste ano, às medidas sanitárias em protocolo específico para o funcionamento do setor lojista, incluindo os shoppings centers.

“Desde então, ações de fiscalização são realizadas para verificação do cumprimento destas medidas, orientando os estabelecimentos e autuando os casos de descumprimento. A SES ressalta que para o período de dezembro, as ações sanitárias estão mantidas considerando ainda a existência da pandemia, sendo necessário o pleno cumprimento das normas vigentes”, completou a secretaria.

Regras atuais
Mesmo que novas regras ainda não tenham sido estipuladas ou intensificadas pelo governo, é preciso se cuidar e respeitar o uso de máscaras, distanciamento social, e uso do álcool em gel, sempre que possível.

O infectologista Fabrício Pessoa explicou que é importante antecipar algumas medidas. “Penso que nesse momento, pelo risco de haver uma segunda onda, a gente tem de se antecipar e não esperar chegar para tomar essas medidas”, esclareceu.

Para ele, na entrada dos shoppings centers, as pessoas tem que reforçar os cuidados com a higienização das mãos, e para isso, os espaços precisam garantir a presença de totens com álcool em gel. “É preciso fazer com que as pessoas usem, de fato, a máscara, na entrada desses locais, e respeitem o número de distanciamento nos locais”, disse. O infectologista, reforçou ainda, que locais de grande circulação, como shoppings, ou Rua Grande, deveriam ter um plano de contingência para fortalecer as regras sanitárias.

NÚMEROS

193.170 casos de Covid-19 confirmados no Maranhão até segunda-feira
3.341 casos de Covid-19 ativos no estado
4.296 óbitos em decorrência da Covid-19 no estado
104 novos casos foram confirmados no estado na segunda-feira

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.