Saúde

Projeto verão: adote hábitos mais saudáveis

Especialista separa algumas dicas para uma rotina de atividade física

Atualizada em 11/10/2022 às 12h18
(atividade física)

SÃO PAULO- Com o fim de ano se aproximando, as pessoas começam a voltar as suas atenções para as atividades físicas com a chegada do verão, época quente em que as pessoas costumam viajar para o litoral e, também, utilizando do argumento da chegada de um novo ano para quebrar certos hábitos de sedentarismo e começar uma rotina mais saudável.

No entanto, para ter uma preparação adequada e iniciar um projeto verão com mais motivação, organização e sem riscos a saúde, o professor Thiago Pugliesi, da plataforma fitness do Weburn, separa algumas dicas para você se planejar e obter melhores resultados.

Planejamento
Como todo projeto em qualquer escala, é importante saber que os resultados serão palpáveis em um período de médio prazo. Para executar um projeto verão é preciso continuidade e determinação. Portanto, o ponto inicial para presenciarmos o resultado de uma vida mais saudável é necessário acreditar que todo resultado é fruto de um trabalho com muita vontade e persistência.

Determinação é uma das chaves para alcançar a melhor forma física, por isso, estude quanto tempo tem livre para treinar diariamente e quais os dias de compromissos menos importantes para que você tenha mais tempo para desempenhar seu treinamento.

Com isso, é necessário alinhar o tempo hábil com a linha de objetivo. A ideia é de perder alguns quilinhos, definir os músculos ou adquirir condicionamento físico para aprimorar a saúde física e cardiovascular. Esses são alguns dos pontos mais buscados durante o projeto verão que irá te guiar para quais exercícios e modalidades esportivas serão as mais adequadas para prosseguir com o projeto.

Muitas pessoas traçam datas ou um mês em específico para colocar em prática o seu processo de treinamento. Sabemos que isso também pode ser um impeditivo para não iniciar. Quem nunca falou no fim de semana que iria começar a treinar na segunda-feira e quando chegou o dia ficou dormindo por mais alguns minutos e desistiu?!

Portanto, é primordial não criar obstáculos para iniciar o seu treino, independente da data que começar, o objetivo final é o que precisa ser o foco.

Escolha sua atividade
O tipo de exercício escolhido tem que combinar com fatores importantes como por exemplo a sua motivação em praticar aquela modalidade, os riscos físicos associados e a sua aptidão para colocar em prática toda a carga de exercícios.

Alguns exercícios que você pode optar para o projeto verão são: Musculação, Crossfit, Treino ao ar livre, pilates, Yoga, Hiit e corrida. Todas elas podem ser praticadas em locais como academias, parques ou até mesmo na sua casa.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.