Pergentino Holanda

Atualizada em 11/10/2022 às 12h18

Sertanejo na virada

A dupla sertaneja Fernando & Franco, considerada, atualmente, a melhor do Maranhão nesse segmento, foi convidada para pontificar em badaladas festas de Réveillon em São Luís. Os irmãos se apresentarão, por exemplo, no “Sunrise: o Réveillon do Amanhecer”, que acontecerá no Blue Tree Towers Hotel (Calhau), onde farão um show para marcar o encerramento de um ciclo da carreira e o início de uma nova fase musical, em 2021. Eles também se apresentarão no Réveillon Mesa de Bar, no Turu.

DESFILANDO BELEZA - A modelo e blogger Luanne Holanda foi vista em dia de compras na Black Friday Potiguar. Adepta do lazer, esportes e natureza a bela escolheu entre as ofertas uma super piscina portátil para se refrescar em casa mesmo nesses tempos de pandemia. E já que falamos em Potiguar, vale lembrar da campanha que vai até o dia 16 de janeiro: Pinta de Dá Sorte; numa parceria com a Suvinil, para premiar clientes que fizerem compras de produtos da marca. A campanha vai sortear 20 mil em prêmios. Na foto, a sempre bela e irreverente modelo Luanne Holanda, em flagrante de compras na Black Friday da Potiguar
DESFILANDO BELEZA - A modelo e blogger Luanne Holanda foi vista em dia de compras na Black Friday Potiguar. Adepta do lazer, esportes e natureza a bela escolheu entre as ofertas uma super piscina portátil para se refrescar em casa mesmo nesses tempos de pandemia. E já que falamos em Potiguar, vale lembrar da campanha que vai até o dia 16 de janeiro: Pinta de Dá Sorte; numa parceria com a Suvinil, para premiar clientes que fizerem compras de produtos da marca. A campanha vai sortear 20 mil em prêmios. Na foto, a sempre bela e irreverente modelo Luanne Holanda, em flagrante de compras na Black Friday da Potiguar

Dia 7, na AMEI
É grande a expectativa em torno do grande acontecimento literário do próximo dia 7, segunda-feira e véspera do feriado de Nossa Senhora da Conceição.
Essa data foi escolhida para o lançamento oficial em livraria dos livros “Em Busca de Vultos Perdidos”, deste Repórter PH, e “PH – Ícone e Grife da Sociedade”, do jornalista Thiago Bastos, com uma noite de autógrafos na Livraria AMEI, templo do autor maranhense, no São Luís Shopping.
Os livros, aliás, já estão expostos na Livraria, mas a sessão de autógrafos acontecerá na primeira segunda-feira de dezembro, a partir das 18h.
Tudo indica que será um encontro inesquecível de influenciadores literários e seguidores em torno de dois livros que mostram os desafios de produzir conteúdo e escrever no cenário atual.

Volta de Cid
O jornalista Cid Moreira, 93 anos, está fazendo parte, desde ontem, de uma rádio online, a Conhecer. Ele acumula a função de diretor-geral e de apresentador, à frente dos programas Crônicas e Poemas Imortais e Mensagens da Bíblia em Áudio.
“Comecei no rádio e jamais pensei que voltaria” – comentou o locutor em transmissão feita segunda-feira no Instagram.
“Vamos compartilhar com os ouvintes a tarefa de levar o que há de mais interessante e curioso no mundo do conhecimento. (...) Vamos falar sobre saúde, bem-estar, curiosidades, história, arte, música, literatura, ciência, tecnologia, empreendedorismo, reflexões sobre a vida e também sobre os maiores mistérios do mundo” – disse, explicando a proposta da rádio.
Cid também destacou a intenção de ler alguns poemas no ar: “Fico até abobalhado. Isso para mim foi sensacional. Porque o poema é muito difícil, principalmente para o locutor” – disse.
A rádio pode ser acessada neste link: https://radioconhecer.com.br/

Trabalho remoto
Em outubro, 7,6 milhões de pessoas trabalhavam em home office, ante 8,1 milhões de pessoas em setembro, segundo os dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Covid (Pnad Covid-19) mensal, iniciada em maio pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
Em apenas um mês, 477 mil pessoas deixaram de trabalhar remotamente. A região Norte tinha o menor porcentual de pessoas ocupadas trabalhando remotamente (4,1%) e o Sudeste, o maior (12,4%).
O porcentual de mulheres que estão em trabalho remoto foi de 13,4%, contra uma fatia de 6,9% entre os homens.

2022 dando as caras
Alguns perguntam: e as urnas de 2020 vão influenciar a peleja de 2022?
Nem vão, já estão influenciando.
O senador Roberto Rocha, após a retumbante vitória de Eduardo Braide em São Luís, disse que se sente ‘gabaritado’ para disputar o governo.
E na outra banda, o senador Weverton Rocha (PDT), diz que é ‘um nome posto’.
Óbvio que tanto um como outro são atores também do jogo federal. Mas por agora, cada um já está de olho nos Leões.

TRIVIAL VARIADO

Em muitas cidades onde os prefeitos se reelegeram haverá transição. É comum, entre um mandato e outro, a mudança de apoios, com saída e ingresso de novas siglas. Com tempo mais curto devido ao adiamento das eleições, o desafio da passagem do poder se torna ainda mais relevante.

Diante das cenas de eleitores e eleitos celebrando a vitória como se não houvesse amanhã, é preciso reconhecer o exemplo de prefeitos que conquistaram a eleição ou reeleição mas dispensaram a festa da vitória para evitar a concentração de pessoas.

As autoridades antitruste federais e estaduais dos EUA se preparam para abrir quatro novos processos contra o Facebook e o Google até o final de janeiro. O objetivo é investigar se as gigantes de tecnologia abusaram de seu poder na internet – o Google, para dominar as buscas e a publicidade, e o Facebook, para dominar as mídias sociais.

O prefeito eleito de São Luís, Eduardo Braide, divulgou na tarde de ontem, via redes sociais, o nome do coordenador da equipe de transição. Será o advogado Enéas Garcia Fernandes Neto. Braide, na mesma postagem, comunicou que, dentro em breve, divulgará os nomes de todos os membros da equipe.

O cantor Bruno Shinoda não perde mesmo a coroa de “imperador das bilheterias”. De volta aos palcos, graças à retomada da programação musical nas casas de eventos, ele segue mais animado do que nunca, atraindo um público cada vez mais numeroso para suas apresentações.
Tome nota: amanhã, por exemplo, o cantor fará um show especial no Tapera SLZ, na Lagoa da Jansen, espaço que é o ponto de encontro da ala jovem desta Capital.

A Fiema firmou recentemente uma parceria com a empresa de tecnologia da informação especializada em Certificação Digital, Sintech, para dar suporte às empresas associadas aos sindicatos filiados à entidade, pessoas físicas e jurídicas.

A parceria proporciona um menu de soluções adequado para a aplicação da identificação digital e criptografia para gerar recursos seguros e confiáveis nos meios eletrônicos, garantindo maior mobilidade, conectividade e praticidade em suas atividades profissionais no uso dos meios digitais.

DE RELANCE

Suplente de Braide
Após a vitória do deputado federal Eduardo Braide para a Prefeitura de São Luís, a vaga do prefeito eleito na Câmara Federal, em Brasília, deve ser ocupada a partir de janeiro pelo empresário Josivaldo JP, de 37 anos, primeiro suplente pela coligação PMN/PHS, constituída na eleição de 2018. Ele será o primeiro deputado federal de Imperatriz, segunda maior cidade do Maranhão, após dez anos. Ex-camelô, Josivaldo dos Santos Melo, conhecido como “Josivaldo JP”, recebeu 23.113 votos na eleição de 2018 como candidato a deputado federal. Ele era secretário de Desenvolvimento Econômico de Imperatriz na gestão do prefeito Assis Ramos.

Semana de Mobilização
O Maranhão é um dos estados brasileiros com maior índice de sub-registro civil de nascimento, figurando em primeiro lugar na região Nordeste. Para mudar essa realidade, a Corregedoria Geral da Justiça, em ação conjunta com o Tribunal de Justiça e a Escola Superior da Magistratura, promoverá, de 9 a 11 de dezembro, a Semana de Mobilização e Combate ao Sub-Registro, iniciativa que conta com apoio de vários órgãos estaduais ligados à temática. O evento virtual será integralmente transmitido pelo YouTube e contará com a participação de autoridades estaduais e nacionais.

Acima da média
O Maranhão foi o estado do Nordeste que apresentou maior crescimento do PIB, com 2,9%, valor acima da média nacional, que ficou em 1,8%. No setor de serviços, as atividades de Turismo, como hospedagem e alimentação, além das áreas de transporte, armazenagem e correio, com crescimentos reais de 7,2% e 8,2%, respectivamente, tiveram significativa contribuição para o bom desempenho do setor terciário. O estudo foi divulgado pelo IBGE. O PIB é a soma do valor dos bens e serviços finais produzidos numa economia em determinado período, é o agregado macroeconômico considerado como principal indicador da atividade econômica no país. O ano de 2018 é o mais recente divulgado até agora pelo IBGE, do governo federal.

Seleção e Recrutamento
Direto de Brasília, a professora Solange Lopes ministra, neste fim de semana, a disciplina “Seleção e Recrutamento” para o curso de Gestão de Pessoas da Faculdade de Negócios Faene, instituição localizada no Residencial Pinheiros. A aula, desta vez, será transmitida online, para evitar a transmissão do novo coronavírus.

Simpósio de Qualidade
A edição 2020 do Simpósio Brasileiro de Qualidade de Softwares é promovida pela Universidade Federal do Maranhão e ocorre até o dia 4 de dezembro, totalmente online. O objetivo é reunir estudantes, pesquisadores e professores da área para apresentar e discutir ideias, experiências e descobertas para potencializar a inovação e influenciar positivamente na indústria de software.

Carteira de Habilitação
Está em vigor a resolução do Conselho Nacional de Trânsito que restabelece os prazos para a regularização das carteiras nacionais de Habilitação (CNHs) vencidas. Segundo a nova resolução, os documentos de habilitação vencidos em 2020 ganharam mais um ano de validade. Com isso, a renovação das CNHs vencidas em 2020 ocorrerá de forma gradual, de acordo com um cronograma estabelecido no documento.

Carteira de Habilitação 2
A medida inclui, também, a Autorização para Conduzir Ciclomotores e a Permissão Para Dirigir, documento provisório utilizado no primeiro ano de habilitação do condutor. Pelo texto, a renovação ocorrerá com base no mês de vencimento do documento. Ainda de acordo com a resolução, para fins de fiscalização, qualquer documento de habilitação vencido em 2020 deve ser aceito até o último dia do mês correspondente em 2021.

Para escrever na pedra:
“Esquecer é uma necessidade. A vida é uma lousa, em que o destino, para escrever um novo caso, precisa de apagar o caso escrito”. De Machado de Assis.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.