Câmara Municipal

Osmar Filho articula reeleição para a presidência da Câmara

Pedetista recebeu apoio de dez vereadores eleitos ou reeleitos na base de Eduardo Braide; outra ala, com 14 parlamentares, pode lançar nome de Paulo Victor ou de Astro de Ogum

Gilberto Léda da editoria de Política

Atualizada em 11/10/2022 às 12h18
(Osmar Filho com vereadores)

SÃO LUÍS - Atual presidente da Câmara Municipal de São Luís, o vereador Osmar Filho (PDT) conseguiu encaminhar, nesta semana, sua possível reeleição para o posto de comandante da Casa por mais dois anos.

Na terça-feira, 1º, o pedetista recebeu o apoio de 10 vereadores eleitos e reeleitos na base de apoio ao prefeito eleito da capital, Eduardo Braide (Podemos).

Durante o encontro, anunciaram voto no atual presidente os vereadores Octávio Soeiro, Chaguinhas, Domingos Paz e Marcial Lima, do Podemos; Karla Sarney do PSD; Dr. Gutemberg do PSC; Álvaro Pires, Ribeiro Neto e Marcos Castro do PMN e Umbelino Júnior do PRTB.

Após a reunião, os aliados posaram para foto, confirmando a aliança. “Agradeço a todos que estiveram nesta reunião em apoio a minha candidatura à presidência da Câmara Municipal de São Luís. Obrigado pela confiança. Seguiremos juntos visando um parlamento cada vez mais forte em favor da população”, afirmou Osmar Filho.

Oficialmente, o prefeito eleito, Eduardo Braide, tem dito que não se envolverá na disputa pela presidência do legislativo municipal. A declaração de apoio de toda a sua base de vereadores a Osmar Filho, contudo, denota, no mínimo, simpatia pelo projeto.

Osmar Filho apoiou Neto Evangelista (DEM) no 1º turno da eleição em São Luís e, junto com o democrata, aderiu ao candidato do Podemos na disputa contra Duarte Júnior (Republicanos) no 2º turno.

Mais votos

Além dos votos dos dez aliados de Braide – e do seu próprio -, o atual presidente da Câmara já garantiu mais cinco votos: apoiam o pedetista os outros quatro vereadores do PDT e do DEM: Marquinhos (DEM), Raimundo Penha (PDT), Nato Júnior (PDT) e Edson Gaguinho (DEM); e a petebista Silvana Noely.

Na prática, esses 16 votos já lhe garantem a maioria necessária para reeleger-se, uma vez que a Casa conta com 31 membros. Mas um segundo grupo segue se articulando para tentar fazer frente a Osmar Filho.

Na manhã de ontem, segundo apurou O Estado, uma segunda reunião ocorreu com 14 vereadores. O nome defendido por eles, inicialmente é o do vereador Paulo Victor (PCdoB). O também comunista Astro de Ogum, que já presidiu o Poder, seria outra opção. Uma terceira via seria o vereador Aldir Júnior (PL), mas ele perdeu força com a derrota do deputado Duarte Júnior.

Os “votos” de Osmar Filho

PDT

Osmar Filho

Raimundo Penha

Nato Júnior

DEM

Marquinhos

Edson gaguinho

Podemos

Octávio Soeiro

Chaguinhas

Domingos Paz

Marcial Lima

PSD

Karla Sarney

PSC

Dr. Gutemberg

PMN

Álvaro Pires

Ribeiro Neto

Marcos Castro

PRTB

Umbelino Júnior

PTB

Silvana Noely

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.