Balneabilidade

Maioria dos trechos da orla da Ilha está própria para banho

Laudo de balneabilidade mostra que apenas seis trechos estão poluídos e que outros 16 estão liberados para os banhistas

Atualizada em 11/10/2022 às 12h18
Com a balneabilidade positiva, movimento na orla da Grande Ilha tende a aumentar no período de fim de ano
Com a balneabilidade positiva, movimento na orla da Grande Ilha tende a aumentar no período de fim de ano (balneabilidade)

São Luís - Apenas seis, dos 22 trechos da orla da Região Metropolitana de São Luís, estão impróprios para o banho, conforme o mais recente laudo de balneabilidade divulgado pela Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Recursos Naturais (Sema), resultante dos testes emitidos pelo Laboratório de Análises Ambientais.

O laudo, que se refere à ação de monitoramento realizada no período de 26 de outubro a 23 de novembro de 2020, integrando a série de acompanhamento semanal das condições de balneabilidade das praias da Ilha, animou os banhistas, que esperam poder desfrutar do banho de mar neste mês de dezembro, que coincide com as férias escolares. Foram coletadas e analisadas amostras de água de 22 pontos distribuídos nas praias de São Luís e trechos de São José de Ribamar, Paço do Lumiar e Raposa.

Estão impróprios trechos das praias da Ponta d’Areia (ao lado do Espigão Costeiro), São Marco (em frente a Praça do Pescador, próximo a Barraca do Chef e em frente à Banca de Jornal da Praça de alimentação da Litorânea), Calhau (em frente à descida da Rua Altamira, proximidades da Pousada Vela Mar e em frente à descida da Avenida Copacabana e à Pousada Suíça) e Olho d’Água (em frente à descida da rua São Geraldo).

Outros 16 trechos foram considerados próprios para o banho, nas praias da Ponta d’Areia, Ponta do Farol, São Marcos, Calhau, Olho d’Água, Praia do Meio, Araçagi, Olho de Porco (Paço do Lumiar) e Mangue Seco (Raposa). Na Praia da Ponta d’Areia, por exemplo, os trechos próprios são em frente à rampa de acesso à praia, lado direito do Praia Mar Hotel e em frente ao Centro de Atendimento ao Banhista, na Praça do Sol.

Na Praia de São Marcos, os banhistas podem entrar no mar nos trechos em frente ao Posto Guarda Vidas - Bombeiros e em frente ao prédio verde com o Heliporto. Na Praia do Calhau, está liberado o trecho em frente à Estação Elevatória de Esgoto 2.2 (E.E.E 2.2) da Caema e Círculo Militar. Na Praia do Olho d’Água, os trechos próprios são à direita da Elevatória Iemanjá II e em frente à casa com pirâmides no teto, antes da falésia.

Na Praia do Meio, estão liberados os trechos próximos ao Kacthus Bar e Restaurante e do lado esquerdo da Av. Ponta Grossa, que dá acesso a praia, próximo ao Bar e Restaurante Capiau 2. No Araçagi, a água do mar está própria em frente à rampa principal de acesso a praia e em frente ao Bar da Atalaia.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.