Julgamento

Justiça absolve suspeitos de linchamento no São Cristóvão

Homens foram julgados no fórum do Calhau; crime ocorreu em julho de 2015, quando eles foram acusados de agredirem um assaltante até a morte

Atualizada em 11/10/2022 às 12h18
Julgamento que absolveu três dos acusados da morte Cleidenilson Pereira da Silva, o Xandão, ocorreu no Fórum
Julgamento que absolveu três dos acusados da morte Cleidenilson Pereira da Silva, o Xandão, ocorreu no Fórum (julgamento)

São Luís - Alex Ferreira Silva Sousa, Raimundo Nonato Silva e Felipe Dias Muniz foram absolvidos ontem pelo corpo de jurados, por não existirem provas suficientes para a sua condenação. Eles foram julgados, no fórum do Calhau, acusados de terem linchado Cleidenilson Pereira da Silva, o Xandão; e de terem tentado assassinar um adolescente, de 17 anos. O ato criminoso ocorreu no dia 6 de julho de 2015, no bairro São Cristóvão.

O julgamento foi presidido pelo juiz titular do 2º Tribunal do Júri, Gilberto de Lima Moura, e a acusação foi feita pelos promotores de Justiça, Frank Teles e José Frazão. Enquanto a defesa dos réus ficou com a cargo do defensor público Pablo Camarço e do advogado Lúcio Moraes.

Primeiramente o magistrado ouviu as testemunhas. Entre elas, a vítima da tentativa de homicídio. Ela declarou ao juiz que tinha ido a lanchonete do São Cristóvão para assaltar em companhia de Xandão e foram agredidos fisicamente. No momento do roubo, Xandão ainda tentou atirar, mas a arma falhou.

O magistrado também ouviu os três réus e, logo após, abriu espaço para a defesa e os representantes do Ministério Público apresentarem sua argumentação. Foram exibidos para os jurados imagens de vídeo feitos por testemunhas da cena do crime. O promotor de Justiça Frank Teles disse que Xandão iniciou o roubo a lanchonete com a cobertura do adolescente, mas não deu certo e as vítimas reagiram ao assalto.

Ele ainda disse que, se as pessoas estivessem parado a agressão física, não teria ocorrido o crime e estariam amparadas pela legítima defesa. Mas, os acusados, após terem neutralizado Xandão e o adolescente, em vez de chamarem a polícia, partiram para o linchamento.

O corpo de jurados, no entanto, decidiu a absolver os réus devido a falta de provas suficiente. Os outros acusados desse caso, Cícero Carneiro de Meireles Filho, Waldecir Almeida Figueiredo, Ivan Santos Figueiredo, Élio Ribeiro Soares, Marcos Teixeira Barros e Ismael de Jesus Pereira de Barros serão julgados no próximo dia 3.

Entenda o caso
O inquérito policial aponta que, no dia 6 de julho de 2015, por volta das 15h30, no bairro Jardim São Cristóvão, os nove acusados participaram do linchamento de "Xandão" e da tentativa de homicídio do adolescente, de 17 anos.

Segundo a polícia, Xandão e o menor estavam de bicicleta quando resolveram assaltar o restaurante de um dos réus. Ao chegar no restaurante, Xandão anunciou o assalto e o adolescente deu cobertura, observando a movimentação das pessoas do lado de fora do ponto comercial.

No decorrer do assalto, Xandão foi interceptado por outro réu, que empurrou uma mesa contra ele. Em seguida, dois deles o atacaram e o impediram de efetuar disparos. Xandão ainda tentou disparar, mas a arma não funcionou.

O adolescente tentou fugir, mas foi derrubado da bicicleta. Os dois foram linchados por várias pessoas. Outro réu saiu de sua residência e passou a agredir Xandão com vários socos e chutes. Um dos acusados também passou a agredir a vítima, que estava sendo segurado por outras pessoas.

Logo depois, Xandão foi levado para o outro lado da rua e recebeu uma garrafada na cabeça por um dos acusados, que ainda enfiou o gargalo no rosto da vítima, fazendo com que espirrasse sangue por toda a calçada. Na sequência, o adolescente foi colocado ao chão e agredido. Ainda segundo as investigações, foi preciso o adolescente se fingir de morto para não ser mais atacado.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.