Investigação

Corregedoria apura abordagem truculenta de PMs

Policiais agrediram pessoas em ocorrência de perturbação de sossego e descumprimento de normas

Atualizada em 11/10/2022 às 12h18
Imagens da abordagem truculenta, na cidade de Rosário, viralizaram
Imagens da abordagem truculenta, na cidade de Rosário, viralizaram (PM Rosário)

São Luís - O comandado da Polícia Militar (PM) afirmou que a corregedoria dessa corporação vai apurar o procedimento tomado pelos três policiais militares, durante uma ocorrência de perturbação de sossego e descumprimento das normas sanitárias em uma lanchonete, na cidade de Rosário, ocorrido no último dia 29. A cúpula da PM garantiu que os homens já foram afastados do policiamento ostensivo.

A abordagem policial foi considerada truculenta, gravada e divulgada nas redes sociais. As imagens mostram os policiais militares na lanchonete, desferindo tapas no rosto de pessoas e as empurrando, sem que esboçassem nenhum tipo de reação. Os policiais ainda chutaram mesas e cadeiras no ponto comercial. Um delas efetuou um tiro de borracha na perna de um cidadão, por ter filmando a ação violenta.

A cúpula da PM informou ontem, por meio de nota, que afastou os policiais envolvidos na ocorrência e instaurou o inquérito policial para apurar as circunstâncias do fato. Todos os procedimentos administrativos cabíveis acerca da conduta deles vão ser analisados pela corregedoria da corporação, bem como, serão reforçadas as medidas de prevenção e repressão às ações desta natureza, contrárias aos fundamentos do estado democrático de direito.

O comando da PM ressaltou que não compactua ou legitima condutas cujas ações não coadunam com os princípios profissionais e éticos que orientam as atividades da corporação. Ainda ontem, o secretário de Segurança Pública, Jefferson Portela; e o comandante-geral da PM, coronel Pedro Ribeiro, foram a Rosário para acompanharem o caso.

O comandante do 27º Batalhão da PM, major Jefferson, declarou que o vídeo retrata parte de uma ocorrência envolvendo os policiais. Os militares foram acionados após uma denúncia de uma aglomeração e perturbação de sossego a uma lanchonete, em Rosário, e o inquérito policial já foi instaurado contra os envolvidos no caso de abuso de autoridade.

Repercussão
O governador Flávio Dino repercutiu o caso nas redes sociais. Ele determinou o afastamento dos policias filmados e que fosse aberto o processo administrativo, além de inquérito policial. O vídeo do ato truculento foi publicado também no twitter do advogado Diogo Cabral, no início da madrugada de terça-feira, 1º.

A Ordem dos Advogados do Brasil da Seccional do Maranhão (OAB-MA) emitiu nota sobre o corrido e cobrou das forças policiais práticas democráticas de forma a garantir a segurança da coletividade e o direito de ir e vir de todos. A violência policial acaba por invalidar o sistema democrático constitucional e impede a plena e a livre convivência social. Atropela a promessa da cidadania, causando sérios danos no seio da sociedade.

AOB-MA exige do Poder Público que sejam tomadas todas as providências necessárias para a apuração dos fatos e a punição dos responsáveis, tanto na esfera administrativa, como na esfera criminal. As equipes das comissões de Direitos Humanos e de Segurança Pública e Cidadania vão acompanhar o caso.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.