Arte

Casa d''Arte celebra aniversário com atrações nacionais e internacionais

Entre os nomes confirmados, estão: Beto Ehongue, Tássia Campos, Santacruz, Dicy Rocha, Tita Parra, Chico Chico e mais. A transmissão ocorrerá via YouTube, no dia 5 de dezembro.

Com informações de assessoria

Atualizada em 11/10/2022 às 12h18
O cantor Chico Chico é uma das atrações do evento
O cantor Chico Chico é uma das atrações do evento (chico chico)

Idealizado por artistas para inspirar, criar, expor, registrar e difundir a cultura em todas as suas manifestações, o Casa d'Arte Centro de Cultura comemora, em 2020, seus seis anos de existência.

E a comemoração vem em formato de Festejo na sede do centro cultural, localizado ao lado do farol marítimo do Araçagy, em Raposa, no dia 5 de dezembro (sábado), a partir das 17h. A transmissão ocorrerá via YouTube e Facebook, nos canais oficiais da Casa d'Arte: https://linktr.ee/casadarte.

A programação contará com mais de 10 artistas maranhenses, de múltiplas linguagens, que fizeram parte da história do Casa d'Arte, com participações de atrações nacionais e internacionais - e com várias surpresas. Ao longo do evento, ocorrerá a tradução para Libras e a venda das panelinhas Guará, que podem ser adquiridas (via Delivery) para quem estiver assistindo a transmissão.

Entre os artistas, estão confirmados nomes como Beto Ehongue, Santacruz, Carlos Berg, Luciana Pinheiro, Tássia Campos e Dicy Rocha. Atrações da Raposa também estão no line-up, como a poeta Adriana Araújo, que fará intervenções literárias ao longo do evento, e o rapper D'Luka (que fará a apresentação do Festejo ao lado da atriz e produtora cultural, Renata Figueiredo).

Outro artista raposense é Bives, que integra a banda-base das apresentações, ao lado dos músicos e produtores João Simas e Thierry Castelo Branco.

A programação especial terá ainda participações especiais: da cantora, violonista, compositora e instrumentista chilena, Tita Parra, que tem seu estilo marcado pela fusão de jazz e diversos ritmos latino-americanos; do carioca Chico Chico, filho da cantora Cássia Eller e com uma carreira musical influenciada por ritmos brasileiros, latino-americanos e ingleses; do violonista e cantor alemão Adrian Lieb, que traz um repertório de músicas populares, folclóricas, jazzistas e clássicas; e indígenas nativos do território de Raposa, que trarão resistência e cultura ao palco e farão um canto ritualístico na abertura do Festejo.

Exposições e Intervenção

Além das apresentações musicais, o Festejo vai contar com duas exposições maranhenses – ambas com serviço de audiodescrição. Uma delas é “Taxidermia”, do ludovicense Cláudio Costa. A exposição busca questionar o corpo em eterna conservação, com monotipias em tinta gráfica e vai estar aberta à visitação durante todo o nosso Festejo, com peças disponíveis para aquisição. A outra exposição é do artista raposense Macaca Breixon, que transforma pneus usados em objetos de arte.

Já o artista Romildo Rocha trará toda a sua bagagem artística para o Festejo, com uma intervenção surpresa. Recentemente, seus trabalhos foram exibidos no telão do “Encontro com a Fátima Bernardes” e ainda na exposição “Paratodos” na Galeria do SESC.

Casa d'Arte

Pautada no conceito de redes colaborativas para construir um modelo singular que valoriza a economia solidária, a autonomia e a arte autêntica, o Casa d'Arte é certificado pelo Minc como Ponto de Cultura, que se articula para inspirar e ser referência em processos criativos e compartilhados em todas as áreas do saber.

Há seis anos em funcionamento, o Casa d’Arte havia interrompido suas atividades artísticas no dia 7 de março (data do seu último evento), em virtude da pandemia do novo coronavírus.

Nesse período, vem desenvolvendo ações sociais de distribuição de cestas básicas às famílias da região, e implantação de lavatórios públicos, junto ao projeto "Vidas em Conexão", do Instituto Maranhão Sustentável, atendendo cerca de 500 famílias desde o início da pandemia. Para mais informações sobre o projeto acesse: www.maranhaosustentavel.org.br/vidas-em-conexao.

A comemoração de seis anos do Casa d'Arte Centro de Cultura é realizada com recursos da Lei Aldir Blanc n. 14.017/2020, por meio da Secretaria de Estado da Cultura do Maranhão - Edital n.05/2020-UGCAC/ SECMA.

Serviço:

O quê: Festejo de 6 anos da Casa d'Arte Centro de Cultura;

Quando: dia 5 de dezembro de 2020, às 17h;

Transmissão: via YouTube e Facebook - para definir lembrete, clique no link: https://linktr.ee/casadarte.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.