Transição

Advogado é anunciado por Eduardo Braide para comandar equipe de transição

Enéas Garcia Fernandes Neto será o responsável por colher dados sobre a situação fiscal e financeira da Prefeitura de São Luís

Thiago Bastos da editoria de Política

Atualizada em 11/10/2022 às 12h18
(Enéas Garcia Neto)

SÃO LUÍS - O advogado Enéas Garcia Fernandes Neto, de 41 anos, será o coordenador da equipe de transição do prefeito eleito de São Luís, Eduardo Braide (Podemos). Ele será um dos responsáveis pela montagem da futura administração e participará dos contatos para a escolha dos colaboradores da gestão do Executivo na capital a partir de 2021.

Até o fechamento desta edição, apenas o nome de Enéas havia sido confirmado. De acordo com o prefeito eleito, somente quando toda a equipe for finalizada, os nomes serão anunciados.

A expectativa da equipe de Eduardo Braide é que todas as indicações sejam analisadas e possivelmente oficializadas até o fim desta semana. Para isso, pessoas mais próximas do prefeito eleito no último domingo (29) afirmaram a O Estado que a fase é de ouvir partidos aliados, analisar nomes após consulta com especialistas nas pastas e montar o “quebra-cabeça” na montagem da equipe de trabalho.

Em entrevista ao Jornal da Mira de segunda-feira (31), horas após a confirmação de sua vitória, Eduardo Braide comentou o fato de que siglas que, no primeiro turno apoiaram a chapa do então candidato Neto Evangelista (DEM), como o próprio DEM e o PDT poderão ter voz ativa na indicação de postulantes aos cargos de primeiro e segundo escalões do governo. “Estou aberto a ouvir qualquer indicação, se houver um amparo técnico”, frisou.

Nos bastidores, nas últimas horas começaram a ser ventilados alguns possíveis nomes. Um deles que surgiu informalmente nas redes sociais foi o do ex-secretário de Trânsito e Transportes (SMTT), Canindé Barros, que concorreu na eleição proporcional deste ano. Canindé fora gestor da pasta e tem ligação com o PDT que, recentemente, participou de um processo de ruptura interno da base do governo maranhense.

No entanto, até o início da noite de ontem (1º), interlocutores de Eduardo Braide não confirmavam e nem desmentiam a indicação.

Ainda sobre a montagem da equipe, Braide disse que “tem pressa” em fechar a equipe, pois a fase de transição entre a atual gestão e a sua será mais curta, em virtude da pandemia. “É necessário que nos municiemos o mais rápido possível de informações, até pelo fato de que, em virtude da pandemia, esse processo de transição será mais curto”, afirmou.

Perfil

De acordo com a assessoria, Enéas Garcia Fernandes Neto tem 41 anos, é advogado e registra 16 anos de experiência em assessoria jurídica municipal e eleitoral. Segundo pesquisa no portal “Escavador”, Enéas atuou como membro do Direito em casos, em sua maioria, no Ministério Público Federal (MPF).

Enéas Garcia também ocupou cargos como o de vice-diretor da Comissão de Direito Eleitoral da OAB no Maranhão.

É necessário que nos municiemos o mais rápido possível de informações, até pelo fato de que, em virtude da pandemia, esse processo de transição será mais curtoEduardo Braide, prefeito eleito de São Luís

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.