Julgamento

Suspeitos de linchamento vão a júri popular

Crime aconteceu em julho de 2015; nove pessoas foram acusadas de matar assaltante

- Atualizada em 11/10/2022 às 12h18
Xandão tentou assaltar, foi amarrado em poste e agredido até a morte
Xandão tentou assaltar, foi amarrado em poste e agredido até a morte (linchamento)

São Luís - Os nove suspeitos de terem linchado Cleidenilson Pereira da Silva, o Xandão, e ter tentado assassinar um adolescente, de 17 anos, vão sentar no banco dos réus do Fórum Desembargador Sarney Costa. Segundo a polícia, Cleidenilson Pereira e o menor de idade teriam tentado assaltar um bar, no São Cristóvão, e, logo após, foram agredidos fisicamente, um deles até a morte. O fato ocorreu no dia 6 de julho de 2015.

O julgamento vai ser presidido pelo juiz titular do 2º Tribunal do Júri e a acusação vai ser feita pelo promotor de Justiça, Rodolfo Reis. A sessão do julgamento desse caso vai ocorrer em dois dias. Hoje (1º), serão julgados Cícero Carneiro de Meireles Filho, Raimundo Nonato Silva, Felipe Dias Muniz e Alex Ferreira Silva Sousa, enquanto, os acusados Waldecir Almeida Figueiredo, Ivan Santos Figueiredo, Élio Ribeiro Soares, Marcos Teixeira Barros e Ismael de Jesus Pereira de Barros tiveram o julgamento marcado para o dia 3 de dezembro.

No decorrer do julgamento, o magistrado vai ouvir as testemunhas de defesa e acusação, além dos acusados. Em seguida, será aberta a oportunidade para o promotor e a defesa dos acusados apresentarem suas argumentações e somente após essa etapa o juiz vai declarar o resultado da sessão judicial.

O crime
O inquérito policial aponta que, no dia 6 de julho de 2015, por volta das 15h30, no bairro Jardim São Cristóvão, os nove acusados participaram do linchamento de "Xandão" e da tentativa de homicídio do adolescente, de 17 anos.

De acordo com a polícia, Xandão e o menor estavam de bicicleta quando resolveram assaltar o restaurante de Waldecir Almeida, um dos réus. Ao chegar no restaurante, Xandão anunciou o assalto e o adolescente deu cobertura, observando a movimentação das pessoas do lado de fora do ponto comercial.

No decorrer do assalto, Xandão foi interceptado por Raimundo Nonato – também réu - que empurrou uma mesa contra ele. Em seguida, Élio Ribeiro e Waldecir o atacaram e o impediram de efetuar disparos.

Xandão ainda tentou disparar, mas a arma não funcionou. O adolescente tentou fugir, mas foi derrubado da bicicleta. Os dois foram linchados por várias pessoas.

Ivan Santos – outro réu - saiu de sua residência e passou a agredir Xandão com vários socos e chutes. Élio Ribeiro também passou a agredir a vítima, que estava sendo segurado por outras pessoas.

Logo depois, Xandão foi levado para o outro lado da rua e recebeu uma garrafada na cabeça por parte de Élio Ribeiro, que ainda enfiou o gargalo no rosto da vítima, fazendo com que espirrasse sangue por toda a calçada. Na sequência, o adolescente foi colocado ao chão e agredido por Ivan Santos. Ainda segundo as investigações, foi preciso o adolescente se fingir de morto para não ser mais atacado.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.