Saúde

Sete dicas especiais para o tratamento das varizes

Chega ao Brasil, diretamente da França, um medicamento para alívio rápido e efetivo dos sintomas da IVC

Atualizada em 11/10/2022 às 12h18
(varizes)

SÃO PAULO - O corpo humano manifesta que algo está errado com a circulação das veias das pernas por meio das varizes, que são um indicativo da presença de Insuficiência Venosa Crônica (IVC). Mas, nem sempre, os sintomas são perceptíveis.

Os sintomas mais comuns são formigamento, dor, queimação, cãibras musculares, inchaço, sensação de peso ou de latejamento, prurido cutâneo, pernas inquietas, cansaço e fadiga das pernas. Pensando em ajudar as pessoas que sofrem com as varizes, o laboratório farmacêutico Gross, em parceria com a indústria farmacêutica francesa especialista em Insuficiência Venosa Crônica, Innothera, trouxe ao Brasil, o Flebodia , um medicamento indicado para alívio rápido e efetivo dos sintomas da IVC.

Às vezes, as pernas e os pés podem apresentar pequenos vasos ou veias arroxeadas e as pessoas podem sentir um peso e ardência na região, mas pensam ser só cansaço do dia a dia. Porém, é preciso ficar de olho desde os primeiros sintomas, pois quando não tratados podem evoluir para uma doença mais grave.

Além do uso de medicamentos, os especialistas indicam 5 atitudes essenciais para aliviar os sintomas do dia a dia:

1. Mantenha hábitos alimentares saudáveis

Uma das medidas de tratamento mais utilizadas é a melhora dos hábitos alimentares. Uma alimentação mais saudável é um bom caminho para evitar o agravamento da condição em função do sobrepeso, que pode aumentar o inchaço no corpo, piorando o quadro.

2. Movimente-se durante o dia

Essa dica vale para todos: faça pequenas pausas e não fique muito tempo na mesma posição. É importante dar pequenas voltas, de hora em hora, para estimular a panturrilha, favorecendo a circulação sanguínea nos membros inferiores.

3. Exercícios físicos são essenciais

Movimentar as pernas com exercícios e caminhadas facilita o fluxo sanguíneo e evita que as varizes se agravem.

4. Às vezes, é preciso descer do salto

Usar com muita frequência salto muito alto ou calçado apertado pode prejudicar a circulação. A panturrilha fica em uma posição que acumula sangue no local, não retornando ao coração. Busque variar entre saltos médios e baixos durante a semana e evite sapatos desconfortáveis.

5. Não fume

O tabagismo também contribui para o surgimento das varizes. Das milhares substâncias que compõem o cigarro, a nicotina ajuda a potencializar a viscosidade do sangue, ou seja, o sangue se torna mais espesso, dificultando o bombeamento de volta para o coração.

6. Coloque as pernas para o ar!

Posicionar as pernas acima do nível do coração reduz a pressão nas pernas e favorece a circulação do sangue. Pelo menos 1 vez ao dia, por 15 minutos, é o recomendado, mas se você puder repetir mais de uma vez, melhor.

7. Evite roupas apertadas

O uso contínuo de roupas mais justas, como, por exemplo, calças skinny e shorts, pode dificultar a circulação e o retorno do sangue venoso. Essas peças de roupas geram compressões na região das pernas e na região abdominal, fazendo com que haja propagação de vasos e varizes. Muitas pessoas compram roupas em números menores do que realmente usam, outras engordam e nem percebem que a roupa está apertada. É importante evitar o uso contínuo de roupas justas, que podem causar problemas sérios de saúde que podem ser evitados.

Ao sinal de qualquer sintoma, é ideal procurar seu médico para melhor orientação.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.