Eleições 2020

Prefeito eleito Eduardo Braide anuncia hoje equipe de transição

Durante entrevista à TV Mirante e à Rádio Mirante FM, Braide disse que apesar de avanços executados pela atual gestão pública, a cidade merece mais

Thiago Bastos/ Da Editoria de Política

Atualizada em 11/10/2022 às 12h18
Eduardo Braide, prefeito eleito de São Luís, disse no jornal Da Mira que anuncia hoje a equipe de transição
Eduardo Braide, prefeito eleito de São Luís, disse no jornal Da Mira que anuncia hoje a equipe de transição (Braide)

O prefeito eleito de São Luís no último domingo, 29, Eduardo Braide (Podemos) disse em entrevista ao JMTV 1 da TV Mirante de ontem e ao Jornal da Mira da Mirante FM que deu início ao processo de seleção de nomes de sua equipe de transição para agilizar a passagem de cargo a partir de 1º de janeiro do ano que vem. Segundo Braide, nomes serão anunciados até hoje.

Braide afirmou ainda que não terá problema em dialogar com o atual governador do Maranhão, Flávio Dino (PCdoB), que apoiou o seu adversário, Duarte Júnior (Republicanos), no pleito.

Segundo o prefeito eleito, é necessária “pressa” na transição do cargo já que, devido à mudança no calendário eleitoral que postergou o primeiro e segundo turno das eleições em todo o Brasil, a administração futura terá apenas um mês para finalizar este processo.

“Já fiz os primeiros convites para a equipe de transição. Temos um Plano de Ação para os primeiros cem dias de mandato”, disse Braide.

Sobre parceria com o governo maranhense, Braide afirmou que está aberto para conversas. “Deixei muito claro que as portas da Prefeitura [de São Luís] sempre estarão abertas. Não terei nenhum problema de dialogar com o governador Flávio Dino”, afirmou.

Cargos técnicos

Questionado na Mirante FM acerca da distribuição de cargos para os partidos que compuseram a base de apoio de sua campanha no segundo turno, em especial, PDT e DEM (que foram protagonistas em um processo de ruptura política com a base de apoio do governo do Maranhão), Braide disse que as escolhas se basearão em critérios técnicos.

“Todos os partidos terão espaço, sem dúvida. Não tenho nenhum problema em receber sugestões, desde que técnicas. Aumentamos nosso time e foram fundamentais para a nossa vitória”, afirmou. Ele não polemizou acerca dos espaços que ambas as siglas, importantes para as eleições 2022, terão em seu governo.

Boa relação

Braide aproveitou no JMTV 1ª edição para, segundo ele, agradecer ao atual prefeito de São Luís, Edivaldo Holanda Júnior (PDT) por otimizar o repasse de informações acerca da gestão municipal.

Para o prefeito eleito, São Luís registrou nos últimos anos avanços em setores, no entanto, segundo ele, será fundamental avançar ainda mais.

“Um dos motes da nossa campanha foi dizer que São Luís merece mais. Nesta frase, está a nossa opinião acerca da administração. A cidade precisa avançar em especial na saúde, educação e outros segmentos. É isso que faremos a partir de 1º de janeiro do ano que vem”, afirmou.

Ainda na entrevista à TV Mirante, Braide reforçou lemas e promessas de campanha, disse que sua gestão terá um lastro maior para investimentos, considerando - ainda de acordo com Braide - os recursos oriundos do pré-sal destinados à capital.

De acordo com ele, a cidade tem a previsão de um capital de pouco mais de R$ 60 milhões para investimentos imediatos. “Eu estava pronto durante o processo eleitoral, disse isso pelas experiências anteriores. E estou. Agradeço ao voto de confiança dos ludovicenses”, afirmou.

Braide deve ter a maioria na Câmara Municipal

Levantamento feito por O Estado com base nas articulações de primeiro e segundo turno na capital este ano apontam que o prefeito eleito, Eduardo Braide (Podemos) deverá ter maioria no Parlamento a partir de 2021. Dos 31 indicados pelo processo para composição da Câmara, 17 tem ligação direta ou indireta com o novo prefeito.

Dos 17, pelo menos quatro (Octávio Soeiro, Marcial Lima, Domingos Paz e Chaguinhas) são da mesma sigla de Braide. Outros são do PMN, partido que compôs desde o primeiro turno a base de apoio da campanha e ex-partido de Braide.

Alguns como Umbelino Júnior (PRTB) e Osmar Filho (PDT) anunciaram apoio a Braide somente no segundo turno, mas devem estender a parceria para o ano que vem. Enquanto uns devem ir, outros que integram o PCdoB e que mudaram de posicionamento, como Chico Carvalho (PSL), que apoiou Duarte Júnior (Republicanos) no segundo turno podem ser oposição l

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.