Aparato policial

Mais de 100 policiais deixarão Rua Grande mais segura durante o período natalino

Policiais devem começar a atuar esta semana nesse ponto da cidade, que em período festivo chega a receber mais de 110 mil consumidores

Atualizada em 11/10/2022 às 12h18
Na tarde de ontem nenhum policial foi visto na Rua Grande, mas reforço deve começar esta semana
Na tarde de ontem nenhum policial foi visto na Rua Grande, mas reforço deve começar esta semana (Rua Grande)

São Luís - Dezembro é considerado um mês forte para as vendas do comércio varejista de São Luís, por causa das compras de Natal e para garantir a segurança e tranquilidade dos consumidores a Polícia Militar empregará, a partir desta semana, mais de 100 policiais para garantir a segurança na Rua Grande, o maior centro do comércio popular da Grande Ilha. Neste ponto da cidade, no decorrer do período festivo, transitam mais de 110 mil pessoas, diariamente, e a quantidade pode superar as 180 mil.

O comandante do Policiamento Metropolitano, coronel Aritanã Lisboa, informou que o policiamento ostensivo desta área da cidade é de responsabilidade do Comando de Policiamento Metropolitano Oeste (CPAM-Oeste) e do 9º Batalhão da Polícia Militar. Ainda na sexta-feira, 27, houve uma reunião, na sede do Comando-Geral da Polícia Militar, no Calhau, na qual foi discutido e feito o planejamento do esquema de segurança da Rua Grande para o período natalino, atendendo as diretrizes do comandante-geral da corporação militar, coronel Pedro Ribeiro.

Ainda segundo Aritanã Lisboa, serão empregados mais de 100 policiais militares nessa região da cidade no decorrer do período. Eles estarão de prontidão enquanto os pontos comerciais estiverem com as portas abertas e com a presença de clientes. Este trabalho, além de contar com policiais dos batalhões, será desenvolvido pelo efetivo de cadetes da Academia de Oficiais Gonçalves Dias.

Ele frisou que o policiamento a pé e motorizado vão ser intensificados durante o mês de dezembro na Rua Grande e nas vias transversais, mas as pessoas que vão fazer as compras devem evitar o uso de bolsas grandes, exposição de celulares, saques de valor muito alto e não pedirem auxílio a estranhos, principalmente quando estiverem nas agências bancárias.

Ano passado
Durante o período natalino do ano passado, o policiamento ostensivo da área do centro da capital, principalmente a Rua Grande ganhou o reforço de mais de 60 policiais militares. O efetivo era do 9º Batalhão da Polícia Militar e Batalhões de Turismo, Tiradentes, e a presença de guardas municipais.

Nesse ponto da área comercial, além de contar com o forte aparato de segurança, houve o apoio do sistema de videomonitoramento da Secretaria de Segurança Pública (SSP) e das câmeras de vigilância das lojas. O furto e roubo foram as ocorrências que foram mais registradas nessa localidade no decorrer desse período.

A polícia realizou a Operação Natal Feliz no decorrer da época natalina de 2018. Somente na área central da cidade contou com o trabalho de mais de 120 militares. Neste período, os soldados militares recém-formados foram distribuídos a pé, em motos e também nas viaturas.

Além da Rua Grande, houve reforço policial nos bairros do João Paulo, Cohatrac, São Cristóvão, Cohab, São Francisco, Vila Luizão, Anjo da Guarda, Cidade Operária, Maiobão e nas proximidades de grandes shoppings, localizados nas avenidas São Luís Rei de França, Daniel de La Touche e Carlos Cunha.

SAIBA MAIS

A Rua Grande pode ser considerada uma das ruas mais antigas de São Luís, tendo sua marcação em mapas desde o ano de 1698. É um dos pontos da cidade mais movimentado e responsável por praticamente toda a fama de um dos maiores centros comerciais da Ilha, tendo como seu primeiro nome, Caminho Grande, Rua Oswaldo Cruz e mais comumente descrita, a Rua Grande.

Dicas de segurança

- Evite levar muito dinheiro quando for às compras;
- Priorize o uso de cartões;
- Evite usar joias;
- Não exponha celular e bolsas;
- Evite andar com documentos que não for utilizar na hora da compra;
- No caso de perda ou extravio de documentos, pois, o ideal é acionar à polícia;
- Não circule em ruas, becos ou avenidas desertas;
- Em caso de roubo, não reaja e chame os militares.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.