Eleições 2020

Candidatos com apoio de Bolsonaro perdem no 2º turno

No total, 11 dos 13 candidatos a prefeito com apoio do presidente da República não foram eleitos

Atualizada em 11/10/2022 às 12h18
Candidato apoiados pelo presidente Jair Bolsonaro perdem no segundo turno das eleições no Brasil
Candidato apoiados pelo presidente Jair Bolsonaro perdem no segundo turno das eleições no Brasil (Bolsonaro)

Os dois candidatos a prefeito apoiados pelo presidente Jair Bolsonaro que disputavam o 2º turno na eleição de ontem saíram derrotados das urnas. Crivella (Republicanos), no Rio, e Capitão Wagner (PROS), em Fortaleza, não se elegeram.
Na reta final da campanha eleitoral, Bolsonaro fez "lives" no Palácio Alvorada para pedir votos para 13 candidatos a prefeito, além de outros candidatos a vereador e uma candidata ao Senado por Mato Grosso (o estado teve eleição suplementar para a vaga aberta após a cassação de Selma Arruda, no ano passado).
Dos 13 candidatos a prefeito apoiados pelo presidente, 11 saíram derrotados (sendo 9 no 1º turno). Apenas dois foram eleitos no país.
Marcelo Crivella (Republicanos), atual prefeito do Rio de Janeiro e apoiado por Bolsonaro, perdeu a eleição no 2º turno para Eduardo Paes (DEM).
Em Fortaleza (CE), o candidato apoiado por Bolsonaro, capitão Wagner (PROS), foi vencido no segundo turno por Sarto (PDT).

Não eleitos no 1º turno
Em São Paulo (SP), o candidato apoiado por Bolsonaro era Celso Russomano (Republicanos). Com 99,67% das urnas apuradas, Russomano ficou em quarto lugar, com 10,50% dos votos. O segundo turno será disputado pelo atual prefeito Bruno Covas (PSDB) e Guilherme Boulos (PSOL).
Em Belo Horizonte (MG), o candidato Bruno Engler (PRTB), apoiado por Bolsonaro, contava com 9,95% dos votos quando havia 99,76% das urnas apuradas. O atual prefeito Alexandre Kalil foi reeleito.
No Recife (PE), a delegada Patrícia (PODE), apoiada por Bolsonaro, ficou em quarto lugar na disputa, que vai para o segundo turno. João Campos (PSB) e Marília Arraes (PT) disputam o cargo.
Em Manaus (AM), o Coronel Menezes (Patriotas) ficou em quinto lugar na disputa, com 11,32% dos votos. A capital terá segundo turno com Amazonino Mendes (Pode), com 23,91%, e David Almeida (Avante), com 22,36%.

Sem definição
Em Santos (SP), com 90,80% das urnas apuradas, a eleição ainda estava indefinida. O candidato Ivan Sartori (PSD), apoiado por Bolsonaro, disputava um possível segundo turno com Rogério Santos (PSDB). Sartori estava com 18,33% dos votos, enquanto Santos tinha 51,12%.
Em Sobral (CE), o candidato do Bolsonaro perdeu. Foi eleito Ivo Gomes (PDT), com 59,23% dos votos, enquanto Oscar Rodrigues (MDB) ficou com 40,77%.
Em Cabo Frio (RJ), com 100% das urnas apuradas o candidato doutor Serginho recebeu 33,7% dos votos, ficando em segundo lugar na disputa.
Em Cabedelo (PB), a candidata à prefeitura Morgana Macena recebeu 12,2% dos votos com 100% das urnas apuradas.
Em Criciúma (SC), a candidata Julia Zanatta (PL) ficou em terceiro lugar com 7,03% dos votos. Venceu o candidato Salvaro (PSDB), com 72,36% dos votos. l

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.