Segundo Turno

15 urnas eletrônicas foram trocadas em São Luís por panes técnicas

TRE-MA informou que as substituições dos equipamentos não afetaram o andamento das primeiras horas de votação; santinhos deixaram cidade suja

Kethlen Mata/ O Estado

Atualizada em 11/10/2022 às 12h18
Mesários conduzem processo de votação em seção eleitoral, enquanto eleitor escolhe seu candidato na urna
Mesários conduzem processo de votação em seção eleitoral, enquanto eleitor escolhe seu candidato na urna (urna eletrônica)

SÃO LUÍS – O domingo, 29, de segundo turno das eleições para prefeitura de São Luís, amanheceu com pancadas de chuvas em alguns pontos de São Luís e reclamações pela demora do transporte coletivo. O Estado, passou por várias escolas da cidade, com o intuito de verificar se as regras sanitárias da Covid-19, foram cumpridas. O Tribunal Regional Eleitoral do Maranhão (TRE-MA), informou que 15 urnas eletrônicas precisaram ser trocadas durante a manhã, no entanto, segundo o órgão, as trocas não afetaram o andamento das primeiras horas de votação.

A partir das 7h, os eleitores começaram a sair de casa para exercerem sua democracia, porém, alguns se decepcionaram com a pouca quantidade de ônibus em algumas regiões da cidade, uma eleitora que não quis se identificar, disse que passou cerca de 30 minutos esperando o transporte público, a mulher estava na parada localizada em frente ao Parque do Bom Menino, Centro. Idosos tiveram prioridade para votar das 7h às 10h, como medida de prevenção ao coronavírus, já que essa faixa etária faz parte do grupo de risco. Mas, esse horário não foi exclusivo para eles, pessoas de outras faixas etárias também votaram nesse horário.

Segundo a assessoria do TRE-MA, a manhã foi tranquila, apenas 15 urnas foram trocadas, até as 11h45. Na Zona 01, foram 2 urnas trocadas; Zona 03, 2 urnas; Zona 10, 2 urnas; Zona 76, 3 urnas; Zona 89, 4 urnas. Mesmo assim, o processo de mudança dos aparelhos não afetou o andamento nas seções.

Em alguns locais da cidade, santinhos causaram sujeira, como no Colégio Vinícius de Moraes, no bairro Olho D’água. Até mesmo panfletos de vereadores – que não fazem parte do segundo turno – estavam acumulados na grama da escola. Já no canto da Fabril, funcionários da limpeza urbana, recolheram os papéis, por volta das 8h.

Movimentação em escolas

A primeira escola Prof.ª Dayse Galvão, localizada na Vila Embratel, foi a primeira visitada pela reportagem, no local não houve filas e nem tumultos. O aposentado Antônio Nogueira, 73, fez questão de chegar cedo para votar, mesmo não fazendo parte da faixa etária obrigatória. “O que me motivou foi a democracia, e eu ainda tô vivo, posso andar, então eu vim votar”, frisou seu Antônio.

Na escola Mário Andreazza, na Liberdade, vários eleitores foram flagrados entrando na Zona sem o uso da máscara, inclusive funcionários. Policiais militares presentes no local, afirmaram estar tudo sob controle e que nenhuma ocorrência foi registrada, os próprios estavam sem máscara.

Na mesma zona, o taxista Arlindo Penha, 63, que saiu do bairro Maracanã, chegou na escola por volta das 11h30, mas preferiu descansar um pouco, antes de realizar a votação. Para ele, as pessoas estão relaxando demais quanto ao uso de máscara e outras medidas necessárias para contenção da pandemia. “Eu acho que se a pessoa tem consciência, ela tem que usar máscara”, afirmou.

Vendedores Ambulantes

Em cada escola visitada na manhã deste domingo, 25, havia, pelo menos, um vendedor ambulante, e todos entrevistados pela reportagem alegaram não conseguir um bom resultado nas vendas, devido ao baixo fluxo de pessoas.

Uma das zonas mais movimentadas – das visitadas por O Estado –, o Colégio Dom Bosco, Renascença, foi ponto de venda para Nayla Silva, que além de faxineira, trabalhou vendendo água no segundo turno das eleições 2020. “É uma renda extra, mas o movimento está bem fraco, porque é rapidinho e muita gente não para beber água. Mas tenho fé em Deus que de tarde vai melhorar”, ressaltou a autônoma.

Na escola Estado do Pará, também no bairro Liberdade, Elda Lima, 58, compartilhava do sentimento de Nayla. Por volta das 12h, o movimento ainda estava fraco para ele. Além de água e refrigerante, a vendedora vende suquinho e cremosinho.

SAIBA MAIS

Neste segundo turno, eram esperados 38,2 milhões eleitores que escolheram os prefeitos das 57 cidades com mais de 200 mil eleitores, distribuídas por 22 estados do país. Ao todo, 38.284.210 pessoas estavam aptas a votar, segundo o TSE. Neste ano, em razão da pandemia de covid-19, os eleitores precisaram votar de máscara e levar sua própria caneta.

No primeiro dia de votação, No primeiro turno das eleições, o país registrou recorde de abstenção, de 23,1 % —o maior percentual em 20 anos.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.