Estado Maior

Mesmo cenário

Atualizada em 11/10/2022 às 12h18

Foram duas semanas de campanha eleitoral no segundo turno em São Luís. Cerca de 15 dias divididos entre corrida por apoio político, campanha de rua e propaganda eleitoral no rádio e na TV. Mesmo com tanto esforços dos candidatos Duarte Júnior (Republicanos) e Eduardo Braide (Podemos), pouco mudou o cenário do início e do fim do segundo turno.

É o que mostra a segunda e última pesquisa Ibope/TV Mirante. Os números são praticamente os mesmos com uma pequena alteração no cenário estimulado. Braide tinha há uma semana 49% e agora apareceu com 50%. Duarte Júnior se manteve com 42%.

Os votos válidos sendo considerados, o percentual de cada candidato é o mesmo da primeira pesquisa Ibope/TV Mirante neste segundo turno: Braide com 54% e Duarte com 46%.

No segundo levantamento, tanto na estimulada quanto nos votos válidos, a diferença entre os dois postulantes a prefeito de São Luís é de oito pontos. Essa
diferença, claro, levaria a vitória de Eduardo Braide na capital.

No entanto, o percentual entre os dois não é tão distante e considerando a margem de erro, não deixa Duarte Júnior sem esperança de conseguir uma virada nas urnas.

Após a pesquisa, os candidatos tiveram o debate da TV Mirante e o último dia de campanha. Duas situações que podem levar ao aumento da diferença quanto a uma eventual virada.

Perspectiva
A pesquisa Ibope/TV Mirante mostrou ainda que, na perspectiva de vitória, o eleitor ouvido acredita que o próximo prefeito será Eduardo Braide.

Essa é a visão de 60% dos entrevistados. Outros 30% disseram que a vitória nas urnas será de Duarte Júnior.

Nesse aspecto, o questionamento ao eleitor ressalta que a opinião é independente do voto que será dado.

Comparecimento
Pelo levantamento, vale ressaltar que a abstenção poderá ser menor que a esperada, assim como ocorreu no primeiro turno.

Pelos questionamentos da pesquisa Ibope/TV Mirante, 93% disseram que comparecerão às urnas neste domingo, 29.

Somente 2% afirmaram que não irão votar de maneira alguma. Outros 5% disseram que ainda não se decidiram.

Sem tensão
O último dia de propaganda eleitoral no rádio e na televisão dos candidatos a prefeito de São Luís não teve o clima tenso dos dias anteriores.

Tanto Duarte Júnior quanto Eduardo Braide preferiram se despedir dos eleitores no programa eleitoral revisando o que eles já haviam apresentado
no primeiro e segundo turnos.

Propostas, trajetória de vida e postura de homens públicos foi que os dois candidatos tentaram passar aos eleitores no último dia de campanha
no rádio e TV.

Ironia
O senador Weverton Rocha (PDT) manteve a postura de ironia e descaso com o discurso do vice-governador Carlos Brandão (Republicanos).

O pedetista passou a postar em suas redes sociais várias fotos em Barreirinhas, em passeio com a família.

Isso é claramente uma resposta a Brandão, que falou em “desertores” que estavam confabulando em Barreirinhas.

Pedido de investigação
O deputado Aluisio Mendes (PSC) entrou com pedido de investigação contra o governador Flávio Dino e o candidato Duarte Júnior.

O parlamentar diz que em três momentos é possível se perceber “o uso da máquina pública na campanha republicana”.

Mendes fala de trabalho dos membros do primeiro escalão do governo, distribuição de cestas básicas e também coação de servidores públicos.

DE OLHO

805 eleitores DE SÃO LUÍS foram ouvidos na pesquisa Ibope/TV Mirante divulgada na sexta-feira, 27.

Sem sentido
Entre as acusações feitas por Aluísio Mendes, uma não parece ser factível. A que fala, com base em discurso do Carlos Brandão, em coação de servidores públicos.

Segundo o deputado do PSC, a suposta coação foi possível ser percebido em fala do vice-governador sobre espaços no governo.

Na verdade, a fala de Brandão tinha endereço certo e passava por Weverton Rocha e o deputado e presidente da Assembleia Legislativa, Othelino Neto (PCdoB).

E MAIS

• No último momento, o candidato Duarte Júnior conseguiu decisão judicial que autorizou a retirada do ar de propaganda de Eduardo Braide que
mostrava áudios atribuídos ao candidato do Republicanos.

• O Debate da TV Mirante foi o ponto alto do projeto de cobertura do Grupo Mirante da campanha eleitoral em São Luís.

• No primeiro turno, a cobertura foi ampla, chegando às disputas em São José de Ribamar, Raposa e Paço do Lumiar.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.