Eleição municipal

Máscara e álcool em gel são itens essenciais para o eleitor ir votar

Normas sanitárias para evitar a proliferação da Covid-19 serão rígidas no dia do 2º turno da eleição municipal; na capital, mais de 600 mil estão aptos a votar

Atualizada em 11/10/2022 às 12h18
A exemplo do primeiro turno, normas sanitárias deve ser respeitadas
A exemplo do primeiro turno, normas sanitárias deve ser respeitadas (eleição)

São Luís - O Tribunal Regional Eleitoral do Maranhão (TRE-MA) informou que os eleitores somente terão acesso à seção eleitoral se estiverem usando máscara de proteção e após a higienização das mãos com álcool em gel, para evitar a proliferação da Covid-19, no dia do segundo turno da Eleição Municipal, neste domingo, 29. Nesse dia, mais de mil policiais farão a segurança na capital, que tem 1.826 seções eleitorais, 262 locais de votação e um total de 699.954 eleitores aptos.

Segundo o TRE-MA, a votação acontecerá de 7h às 17h. O horário das 7h até 10h é preferencial para as pessoas acima de 60 anos, com comorbidade e deficientes físicos. Também é sugerido que o eleitor leve a sua caneta para evitar algum tipo de contato com as outras pessoas.

Antes de ir votar é importante que o eleitor não deixe de fazer o seu checklist, separando a carteira de identidade, título de eleitor e fazer a sua cola eleitoral, levar a sua máscara e possivelmente baixar o e-título, que está disponível no site do TRE (tre-ma.jus.br) até 23h59 de sábado, 28.

Ainda de acordo com o TRE-MA, os lacres das urnas eletrônicas relativas ao 2º turno das eleições 2020 ocorreram no dia 21 de novembro na Central de Urnas, no São Cristóvão. Enquanto, a geração de mídias aconteceu no último dia 20, no fórum eleitoral, que está funcionando no antigo prédio da Lusitana, no bairro Cohama.

Segurança
O comandante do Policiamento Metropolitano, coronel Aritanã Lisboa, informou que mais de mil militares farão o policiamento no dia das eleições, no domingo. Eles estarão empregados nos locais de votação e haverá policiamento motorizado em toda a cidade.

O coronel frisou que os policiais acompanharão, também, o processo de apuração. “Os policiais estarão de prontidão durante 24 horas nos locais de votação e em toda a cidade, para evitar algum tipo de ocorrência de grande vulto”, afirmou Aritanã Lisboa.

A Polícia Civil informou que os Plantões Centrais que vão funcionar 24 horas. Além disso, as equipes da Superintendência Estadual de Investigação Criminal (Seic) e da Repressão de Narcóticos (Senarc) estarão de prontidão para atendimento a eventuais ocorrências.

Lei Seca
Para evitar ocorrências no trânsito da capital, principalmente, pessoas conduzindo veículo sob efeito de bebida alcoólica, o Departamento Estadual de Trânsito do Maranhão (Detran-MA) e os homens do Batalhão da Polícia Militar Rodoviária (BPRV) vão realizar durante o final de semana a “Operação Lei Seca”.

No último final de semana, houve ações da operação na Grande Ilha e foram realizadas 296 abordagens a veículos e 265 testes com o etilômetro. Houve 31 recusas ao teste, e 10 autuações a condutores que dirigiam sob efeito de álcool.

Venda proibida
A Secretaria de Segurança Pública (SSP) ainda na sexta-feira, 27, divulgou a portaria de número 1049/2020, que foi assinada pelo subsecretário Leonardo Diniz, que determina a proibição da venda ou fornecimento de bebida alcoólica, em locais públicos, da capital da 00h às 22h do dia 29 deste mês. Caso de descumprimento caracteriza a prática de crime de desobediência, previsto no artigo 330 do Código Penal Brasileiro.

Segundo turno da eleição municipal na capital

Seções eleitorais: 1.826 urnas
Locais de votação: 262 pontos
Eleitores: um total de 699.954
Efeito empregado: 7.296 mesários

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.