Eleições 2020

Ibope/TV Mirante aponta vitória de Braide no 2º turno em São Luís

Em comparação à pesquisa anterior, os percentuais pouco oscilaram; o candidato Braide aparece com 50% das intenções de votos contra 42% de Duarte Júnior

Carla Lima/Editora de Política

Atualizada em 11/10/2022 às 12h18
Eduardo Braide permance na frente da disputa eleitoral em São Luís, segundo mostra pesquisa Ibope/TV Mirante
Eduardo Braide permance na frente da disputa eleitoral em São Luís, segundo mostra pesquisa Ibope/TV Mirante (Gráfico Ibope)

A nova e última pesquisa Ibope /TV Mirante mostra cenário estável na disputa pela Prefeitura de São Luís neste segundo turno. Pelos números, a diferença entre Eduardo Braide (Podemos) e Duarte Júnior (Republicanos) oscilou em um ponto no cenário estimulado. Considerando os votos válidos, os percentuais do primeiro levantamento permaneceu, sendo Braide com 54% e Duarte com 46%.

O Instituto Ibope ouviu, nos dias 25 a 27 deste mês, 805 eleitores da capital. O registro da pesquisa na Justiça Eleitoral tem o protocolo com o número MA 05555/2020. A margem de erro é de três pontos percentuais para mais ou para menos e o intervalo de confiança é de 95%.

Considerando a pesquisa estimulada, o cenário sofreu pouca oscilação. Eduardo Braide aparece com 50% das intenções de votos contra 42% de Duarte Júnior. Comparando com o levantamento anterior Ibope/TV Mirante, o candidato do Podemos aumentou um ponto (saiu e 49% para 50%) e o republicano continuou com o mesmo percentual (42%).

Votos válidos

Considerando somente os votos válidos (retirando nulos e brancos), não houve mudança nos percentuais ao comparar as duas pesquisas Ibope/TV Mirante neste segundo turno. Assim, Eduardo Braide permaneceu com 54% das intenções de votos e Duarte Júnior com 46%.

No levantamento, foi questionado ao eleitor se após campanha de segundo turno ainda pode ou não mudar a decisão de voto. Disseram que a decisão já é definitiva 84% dos entrevistados e consideraram a possibilidade de trocar de voto 13%. Não sabe ou não respondeu somaram 2%.

A pesquisa Ibope/TV Mirante também traz o dado sobre a perspectiva de vitória em São Luís neste segundo turno. Disseram acreditar que a vitória será de Braide, independente do seu voto, 60% dos ouvidos. Outros 30% acreditam que o próximo prefeito será Duarte Júnior. Não sabe ou não respondeu somaram 9%.

Mais

Comparecimento

Em relação ao comparecimento às urnas devido a pandemia do novo coronavírus, afirmaram que votarão no domingo, 29, 93% dos eleitores entrevistados.

Já 5% disseram que ainda estão em dúvida se irão votar e 2% afirmaram que não comparecerão às urnas.

Edivaldo, Dino e Bolsonaro têm gestões avaliadas pelo Ibope

A Pesquisa Ibope/TV Mirante também traz números sobre as gestões em São Luís, no Maranhão e também no Brasil.

Na avaliação conceitual, a administração de Edivaldo Júnior é considerada ótima por 10% dos eleitores. Outros 25% afirmaram ser boa a gestão. Para 40% dos entrevistados, a gestão na capital é regular, para 7% é ruim e para 17%, péssima.

Considerando aprovação e desaprovação da administração municipal, 50% afirmaram aprovar o governo de Edivaldo Júnior e outros 43%, desaprovar. Não sabe ou não respondeu somaram 6%.

Em relação ao governo estadual, consideram ótima a gestão de Flávio Dino 14% dos eleitores. Outros 32% disseram ser boa e 36%, regular. Consideram ruim o governo Dino 6% dos entrevistados e péssimo, 12%. Não sabe ou não respondeu acumularam 1%.

Já o governo do presidente Jair Bolsonaro, o cenário da pesquisa pelo Ibope ficou assim: 9% dos eleitores de São Luís disseram considerar ótima a gestão, 13% afirmaram que é boa, 25% consideram regular, 11% garantem ser ruim e 40% disseram que é péssima.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.