Pandemia

Casos de Covid aumentam, mas cirurgias eletivas se mantêm no MA

Informação foi repassada pela Secretaria de Estado da Saúde, que afirma que o cenário epidemiológico é estável; fila de espera por esse tipo de intervenção é longa

Atualizada em 11/10/2022 às 12h18
Governo do Estado mantém as cirurgias eletivas no Maranhão
Governo do Estado mantém as cirurgias eletivas no Maranhão (cirurgia eletiva)

São Luís - A fila de espera para cirurgias eletivas (não urgentes) na rede pública de saúde do Maranhão tem quase 13 mil pessoas, após ficarem suspensas por alguns meses por causa da pandemia de Covid-19. Os procedimentos foram retomados no fim do mês de setembro, mas a demanda acumulada continua alta.

Para piorar, os casos positivos de coronavírus voltaram a aumentar, o que requer maior número de leitos nos hospitais para pacientes infectados. Em razão disso, alguns estados decidiram suspender novamente as cirurgias eletivas. No Maranhão, a Secretaria de Estado da Saúde esclareceu que as cirurgias no Maranhão são feitas pelo Governo Federal, via Hospital Universitário, pelo Governo do Estado e pelos municípios.

No que cabe ao Governo do Estado, já foram realizadas, este ano, 44.696 cirurgias eletivas. Elas acontecem todos os dias, por meio do programa Mais Cirurgias, inclusive aos fins de semana. Há cinco meses, o cenário epidemiológico da Covid-19 é estável no Maranhão. Por essa razão, segundo o Governo do Estado, não haverá suspensão das cirurgias eletivas na rede estadual de saúde.

Como estratégia para garantir celeridade no atendimento, a Secretaria de Estado da Saúde tem executado o programa “Mais Cirurgias” em 14 hospitais da rede estadual na capital e interior. Além disso, firmou contrato com hospital privado de São Luís, na última quinta-feira (19), para a realização de 4.200 cirurgias.

O Governo do Estado também está executando obras para abertura de novos leitos, centro cirúrgico e hospitais, que vão permitir a ampliação da capacidade da rede estadual em realizar cirurgias eletivas tanto na capital quanto no interior do estado. No momento, 15.860 pacientes da rede estadual estão com encaminhamento para cirurgias eletivas.

SAIBA MAIS

O Boletim Epidemiológico da Secretaria de Estado da Saúde, divulgado na noite da última quarta-feira (17), informou que mais de 406 casos de Covid-19 foram confirmados, além de oito óbitos. Desde o início da pandemia no Maranhão, 192.129 pessoas já foram infectadas pelo novo coronavírus e 4.256 já morreram por complicações da doença. Dos novos casos, 406 novos casos, 40 ocorreram na Ilha, incluindo os municípios de São Luís, São José de Ribamar, Raposa e Paço do Lumiar, além de 9 em Imperatriz e 357 nas demais cidades do estado.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.