Estado Maior

Ato final

Atualizada em 11/10/2022 às 12h18

O Grupo Mirante trará hoje mais uma etapa da cobertura das eleições de 2020: o esperado Debate da TV Mirante entre os candidatos a prefeito de São Luís.

Serão três blocos em que candidatos terão a oportunidade de mostrar ainda mais suas intenções para os próximos quatro anos como prefeito. E será também a oportunidade para o eleitor sanar qualquer dúvida em relação a cada postulante à Prefeitura da capital.

Para a TV Mirante, este será o último programa sobre a campanha eleitoral deste ano. Antes, houve entrevistas com candidatos tanto no primeiro quanto no segundo turno e uma análise diária do cenário político no quadro Bastidores, do Bom Dia Mirante.

O Debate é considerado um divisor de águas a cada eleição. Em 2016, por exemplo, quando o então candidato Wellington do Curso (PSDB) aparecia em
segundo lugar nas pesquisas de intenção de votos, é creditado ao debate da TV Mirante a mudança do cenário após performance de Eduardo Braide (Podemos).

Antes disso, em 2008, a derrota de Flávio Dino (PCdoB) para João Castelo (PSDB) foi também creditada ao desempenho do comunista no debate da TV Mirante.

O fato é que o programa é aguardado com expectativa e a audiência sempre grandiosa. Que os candidatos Duarte Júnior (Republicanos) e Eduardo Braide (Podemos) possam usar a oportunidade para mostrar de fato por que acreditam que podem ser o prefeito de São Luís.

Debate
O debate terá três blocos, sendo dois (primeiro e terceiro) com perguntas de temas livres entre os candidatos.

No segundo, os temas das perguntas serão sorteados pelo mediador. E no fim do terceiro bloco, Duarte Júnior e Eduardo Braide terão tempo para fazer suas considerações finais.

O espaço será a oportunidade última para o confronto entre os postulantes ao Palácio de La Ravardiere.

Determinação
No primeiro turno, o Debate da TV Mirante não aconteceu por orientação da TV Globo.

Devido à pandemia e à quantidade de candidatos na disputa, a rede entendeu ser perigoso a reunião nos estúdios da TV.

Essa determinação não se restringiu somente a São Luís. No Brasil todo, onde havia grande número de candidatos, a recomendação foi pela não realização do debate.

Grupo
O debate é mais um dos atos da cobertura das eleições deste ano no Grupo Mirante. Todos os veículos (rádios, portais, jornal O Estado e TV) tiveram programas especiais.

E não se resumiu à cobertura do pleito na capital. Rádios e jornal trouxeram entrevistas com os candidatos a prefeito de São José de Ribamar, Raposa e Paço do Lumiar.

A ideia foi dar oportunidade ao eleitor de conhecer melhor cada nome que buscava comandar o Poder Executivo das cidades da Ilha.

Descontentamento
Confusão à vista no Sindicado das Empresas de Transporte de Passageiros de São Luís (SET).

Insatisfeito com a atual gestão do Sindicato, um grupo de empresários do setor está disposto a pedir o afastamento do presidente da entidade, José Gilson Caldas Neto.

Os empresários descontentes decidiram convocar uma assembleia geral extraordinária para hoje.

Críticas
Uma postagem do governador Flávio Dino nas redes sociais sobre ato de campanha de Duarte Júnior levou a uma série de críticas ao gestor.

Como em toda campanha eleitoral dos principais candidatos, o ato de campanha de Duarte reuniu milhares de pessoas.

Ao elogiar a reunião, Dino deixou espaços para críticas devido à pandemia do novo coronavírus. E como defensor do “fique em casa”, o governador foi alvo fácil para críticas.

DE OLHO

989 foi o número de denúncias recebidas nestas eleições pelo Sistema Pardal, do TRE/MA. Estão em análise 284; 200 aguardam apreciação; e 502 foram arquivadas.

Recado
E neste ato citado por Flávio Dino, quem fez um discurso acalorado foi o vice-governador Carlos Brandão (Republicanos).

Ele falou dos traidores do grupo de Dino e afirmou que a conta chegará para os que decidiram se unir ao candidato de oposição ao Palácio dos Leões, Eduardo Braide.

Brandão, apesar de não falar nomes, mandou o recado citando que os “desertores” estavam em Barreirinhas comandando a traição
em São Luís.

E MAIS

• Aceitando para si as críticas, o senador Weverton Rocha (PDT) e o presidente da Assembleia Legislativa Othelino Neto (PCdoB) responderam ao vice-governador.

• Em tom de picardia, a resposta focou em Barreirinhas. Weverton disse que o local é bom para relaxar e Othelino mostrou que recentemente estava na cidade
dos Lençóis Maranhenses.

• Mais uma ação dos dois aliados demonstrando que o racha é um fato e dificilmente mudará.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.