Produtos eletrônicos

Procura por segurança eletrônica aumenta em 40% durante pandemia

Central de alarme, videomonitoramento, câmera térmica, reconhecimento facial foram produtos de segurança que ganharam atenção de consumidores no isolamento social

Ismael Araújo / O Estado

Atualizada em 11/10/2022 às 12h18
Na Rua das Quaresmeiras, no bairro São Francisco, pelo menos, seis casas possuem câmera de monitoramento
Na Rua das Quaresmeiras, no bairro São Francisco, pelo menos, seis casas possuem câmera de monitoramento (Quaresmeiras São Francisco)

São Luís - As máscaras de proteção e os frascos de álcool em gel não foram os únicos itens com grande procura em tempo de pandemia da Covid-19. Embora em menor escala, os equipamentos de segurança de eletrônica também ganharam atenção de consumidores. Um levantamento feito pela Associação Brasileira das Empresas de Sistemas Eletrônicos de Segurança (Abese) mostra alta de 40% nas vendas de equipamentos de segurança durante o período de isolamento social.

A direção de uma empresa especializada na venda de produtos de segurança eletrônica, localizada no bairro São Francisco, informou que as vendas, no decorrer do primeiro semestre, tiveram alta, sendo necessário até renovar o estoque da loja. As pessoas estão procurando muito por esses tipos de produtos, principalmente a central de alarme monitorizado.

Ainda segundo a empresa, além do aumento da venda de alarmes, consumidores estão procurando câmeras térmicas - que identificam a pessoa pela temperatura do corpo -, e equipamentos de reconhecimento facial. A procura desses produtos registrou uma alta de 6,2% para mais de 10%.

A administração de outra empresa que do ramo de venda desses produtos, no São Cristóvão, informou que houve aumento na procura dos artigos neste ano e alguns produtos tiveram venda aumentada em até 45%, mas também, teve indústria que aumentou o preço desses equipamentos de segurança em até 6,2%.

Segurança
Os equipamentos de segurança eletrônica não estão instalados somente em prédios comerciais da Grande Ilha, mas também é possível observar em várias residências. Na Rua das Quaresmeiras, no bairro São Francisco, pelo menos, seis casas possuem câmera de monitoramento na calçada e sinal de alarme. Os equipamentos de segurança estão instalados em residências de outros bairros da capital, também.

O policial militar, Adriano Ferreira, morador da Cidade Olímpica, disse que neste ano foi necessário colocar o sistema de videomonitoramento em sua residência, pois suas duas filhas, menores de idade, ficaram mais tempo em casa, inclusive em alguns momentos sem a presença de uma pessoa adulta.

Ele ainda frisou que a segurança é um fator sério, seja em ambiente residencial, para a integridade da família e dos bens, como nas empresas, pois negócios podem ser atrapalhados em caso de algum tipo de invasão realizada por bandidos.

Equipamentos eletrônicos
A tecnologia disponibiliza uma gama variada de soluções de segurança. A grande vantagem é a adaptabilidade dos sistemas e recursos às necessidades do usuário. No momento, há equipamentos, que na maioria das vezes, não podem faltar no sistema de segurança.

O sensor de movimento e alarmes são os mais comuns aparelhos de segurança de eletrônica para proteção de ambientes residências e corporativos. Alguns dos sensores são preparados para reagir a ações específicas, como abertura de janelas, portas e até mesmo rompimento de algum obstáculo de acesso ao ambiente.

O outro instrumento muito conhecido é a cerca elétrica, que opera a partir de um componente chamado energizador. Ela converte a energia convencional da rede elétrica em um pulso de alta tensão, que é conduzido por toda a extensão dos fios da cerca. As vantagens desse sistema de segurança são tanto a sua proteção efetiva quanto a sua proteção potencial, que de sestimula os criminosos de tentar algum tipo de ação.

Também há as câmeras de segurança. Elas possuem a função de captar imagens, utilizam as tecnologias IP e analógica e com frequências de CVI, AHD e TVI. Ainda existem equipamentos de segurança que utilizam o sistema de biometria e o reconhecimento facial como ainda muitas pessoas para a segurança da sua residência ou empresa instalaram o botão do pânico. Ele é conectado ao sistema central de segurança e emite automaticamente um sinal silencioso para a empresa de segurança.

SAIBA MAIS

A Abese realizou um levantamento na área comercial nos meses de abril e maio deste ano e constatou um aumento de 40% pelos equipamentos de segurança de eletrônica. O estudo ouviu 227 empresas, o que equivale a cerca de 2% do setor, e mostrou que, entre as tecnologias mais buscadas, estão o reconhecimento facial e as câmeras térmicas.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.