Violência

Ilha teve 29 assassinatos neste mês, segundo SSP

Novembro está apresentando uma média de sete mortes violentas por semana e maioria dos casos tem participação de faccionados

- Atualizada em 11/10/2022 às 12h18
Corpo de Pablo foi encontrado por familiares em matagal no Vinhais
Corpo de Pablo foi encontrado por familiares em matagal no Vinhais (morte Vinhais)

São Luís - Um total de 29 pessoas já foram assassinadas a tiros ou arma branca neste mês, segundo dados da Secretaria de Segurança Pública (SSP), uma média de sete assassinatos por semana e em um intervalo de menos de 72 horas, ocorreram quatro homicídios na região metropolitana. A maioria dos casos, segundo a polícia, foi cometido por faccionados.

Ainda no começo da tarde de quarta-feira, 25, foi achado o corpo de Pablo Gabriel Costa da Silva, de 23 anos, em estado avançado de putrefação, em uma área de matagal, localizado no bairro Vinhais. Os familiares da vítima encontraram o corpo e acionaram a polícia.

A irmã do jovem disse, em entrevista à Rádio Mirante AM, que são moradores do Cruzeiro do Anil, e Pablo Gabriel estava desaparecido deste a última segunda-feira, 23. Neste dia, ele teria se envolvido em um assalto, ocorrido na Cohama, chegou a ser baleado e correu em direção ao matagal do Vinhais.

Os militares isolaram a área do crime. Estiveram no local os peritos do Instituto de Criminalística (Icrim) e a equipe da Superintendência de Homicídio e Proteção a Pessoas (SHPP), coordenada pelo delegado Felipe Freitas. O corpo da vítima apresentava marca de tiros e foi removido para o Instituto Médico Legal (IML), no Bacanga, para ser autopsiado.

Execução
Kayk William Gomes, de 27 anos, foi executado em via pública no Residencial Paraíso durante a noite terça-feira, 24. Segundo a polícia, a vítima tinha processo na Justiça, pelos crimes de homicídio doloso e roubo qualificado, e foi baleado na cabeça e nos braços. A polícia também informou que Kayk Gomes estava sentando na calçada e ainda tentou correr e pediu socorro, mas foi baleado por dois homens, que fugiram a pé.

Moradores ouviram os tiros, mas não falaram sobre o assunto com a polícia, com receio de sofrer algum tipo de represália de faccionados. Há informações que a vítima participava de um grupo criminosa da região. O caso é investigado pela SHPP.

Mais ocorrências
A polícia informou que Jairo Henrique Torres de Jesus, de 41 anos, também foi executado por faccionados. O crime ocorreu na noite de segunda-feira, 23, na Vila São Sebastião, área do Coroadinho. A vítima estava a caminho da residência de familiares, quando levou vários tiros e um deles atingiu a cabeça. Os acusados fugiram em um veículo, de marca e placas não identificadas. A Polícia Civil investiga o caso.

Na madrugada do dia 23 foi assassinado a tiros Edson Carlos Silva Santos, de 18 anos, no bairro Outeiro, em São José de Ribamar, e, de acordo com a polícia, cometido por faccionados.

Prisão de homicida
Mais um dos acusados de ser o mandante do assassinato do professor e do engenheiro agrônomo Marcos Carvalho, identificado como Fábio Luís Almeida, foi preso ontem, em Viana. O crime ocorreu no dia 19 de junho deste ano nas proximidades da residência do pai da vítima, localizada na área central dessa cidade.

O caso está sendo investigado pela equipe da Delegacia Regional de Viana. A polícia informou que Fábio Almeida foi preso em cumprimento de ordem judicial e no momento da abordagem estava em uma lanchonete, em Viana. O detido foi levado para a delegacia onde prestou esclarecimentos sobre o caso e, logo após, encaminhado para a unidade prisional.

No dia 2 de setembro foi presa a viúva da vítima, Celma Menezes Mendes Carvalho, no bairro Apicum. A polícia informou que ela também é suspeita de ser a mandante da morte de Marcos Carvalho. A presa foi ouvida na sede da Superintendência de Homicídio e Proteção a Pessoas (SHPP), na Beira-Mar, e está custodiada no Complexo Penitenciário de Pedrinhas.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.