Estado Maior

Articulações adiantadas

Atualizada em 11/10/2022 às 12h18

Com a aproximação do dia da votação do segundo turno em São Luís, os novos e atuais membros da Câmara Municipal já esquentam as movimentações pela
presidência da Casa. As contas envolvem o resultado das urnas no domingo, 29, e também a composição da futura legislatura que começará em fevereiro do próximo ano.

Na briga, já saindo das cortinas que encobriam as articulações, há o PCdoB com Astro de Ogum e o futuro vereador Paulo Victor - ele é suplente atualmente. O PDT vem com Osmar Filho, atual presidente da Casa.

Nos três casos, independentemente do resultado das urnas, irão para o confronto tentar o cargo máximo da mesa diretora.

Mas, ainda há outros nomes, como Aldir Júnior, do PL, que aposta na vitória de Duarte Júnior para conseguir se articular com outros colegas.

Além do resultado do domingo, os vereadores fazem as contas com os partidos aliados. E a bancada da coligação de Braide é a mais visada, já que por lá existem nove vereadores eleitos e, por enquanto, nenhum nome colocado como possível postulante a presidente da Câmara de Vereadores.

Favoritismo?
Osmar Filho - conforme apurou a coluna - já conta com os apoios fechados de pelo menos 20 vereadores.

Esses nomes estão em partidos como PDT, DEM, PTB, PTC, PRTB, PSC E PSD, além do Podemos e PMN.

Quantidade - se confirmada - é suficiente para elegê-lo de novo presidente da Câmara independentemente do resultado do pleito majoritário de domingo.

Articulação
O PCdoB já articula a candidatura de Astro de Ogum ou Paulo Victor, porque almeja ocupar o espaço de poder importante na capital.

O mais provável é que seja Astro – que já foi presidente da Câmara por duas vezes – o nome que os comunistas vão defender.

Claro que, se ganhar Duarte Júnior, o PCdoB ganha uma força a mais para tentar ficar com a presidência da Casa. Mas terá de lutar com Aldir Júnior, sobrinho de Josimar de Maranhãozinho.

Eleição
A eleição para presidência da Câmara Municipal de São Luís acontecerá logo no primeiro dia de trabalho da Casa.

Nas últimas disputas, o Poder Executivo pouco se movimentou para adquirir um resultado favorável para a Prefeitura.

Resta saber se o próximo prefeito também deixará a cargo dos vereadores e de seus aliados fora dos muros da Câmara a decisão sobre a composição da mesa diretora.

Gastos de campanha
Os candidatos a prefeito de São Luís, Duarte Júnior e Eduardo Braide, não poupam esforços e nem dinheiro para conseguir a vitória no dia 29.

Os dois postulantes ao Palácio de La Ravadiere gastaram juntos, até o momento, mais de R$ 3 milhões na campanha.

A maior parte da verba vem da direção nacional do partido de cada um. Só Duarte que conseguiu também recursos doados pelo partido aliado, o PL.

Valor maior
Este valor, claro, deverá ser maior, porque ainda não contabiliza todos os gastos neste segundo turno.

Gastos que aumentam com investimentos de outros partidos que se aliaram pós o primeiro turno e vindos do próprio partido dos candidatos.

A prestação de contas de cada um deverá ser concluída antes da diplomação dos eleitos.

DE OLHO

R$ 3,3 milhões é o valor já gasto pelos candidatos Duarte Júnior e Eduardo Braide na campanha para a Prefeitura de São Luís.

Mudanças
Há indicativos de que a reforma administrativa no governo estadual será maior do que a planejada antes do resultado do primeiro turno das eleições.

E não se restringirá somente ao primeiro escalão da gestão de Flávio Dino. Cargos de segundo escalão e até os comissionados sofrerão mudanças.

Um levantamento já está sendo feito e nomes para substituir os que deixarão os abrigos do Palácio dos Leões já estão sendo cogitados.

E MAIS

• O governador Flávio Dino lamentou, nas redes sociais, a morte do ex-jogador Diego Armando Maradona.

• Para o gestor, "como admirador do esporte", é lamentável a perda do argentino campeão do mundo.

• Segundo o governador, Maradona protagonizou momentos imortais, ao se referir ao gol de "El Pibe" na Copa de 1986, contra os ingleses.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.