Artigo

A eleição no TRE-MA

Atualizada em 11/10/2022 às 12h18

Quero compartilhar com vocês este acontecimento fenomenal. A preparação da eleição aqui no Tribunal.

Trabalho hercúleo, feito com muito orgulho, dentro da tradição. No ano do pleito, você não imagina e não tem noção. Quase todos os dias a gente mata um leão.

Desenvolvem-se atividades de somar e dividir. Estou falando da eleição que fazemos aqui. Na preparação do pleito somam-se esforços, dividem-se tarefas. Tudo o que se faz é na maior pressa. Para no final, rolar uma festa. Fazemos um trabalho perfeito para culminar na diplomação dos eleitos.

Nesta fabulosa epopéia, o Tribunal cumpre o seu papel. E neste momento de glória, não existe autor, assim como não haverá réu.

Neste frenesi, vive-se um alvoroço. Apenas se janta, não há tempo para o almoço. Emendam-se noites, passam-se dias e o serviço é feito com alegria.

No dia “D” o parafuso arrocha. A hora passando, a preocupação aumentando, o espaço reduzindo, a cobrança se acirrando e a pressão arterial subindo.

Na linha de frente, com poder de decisão e competências constitucionais, encontram-se o presidente, o corregedor, os promotores, os procuradores e os juízes eleitorais. Em outra trincheira, não menos importante, agindo no mesmo fronte, com a mesma disposição legal, ficam todos os servidores do quadro, os requisitados e o diretor-geral.

Tem outro pessoal forte, que trabalha na base prestando suporte. São os terceirizados. Uma beleza, que labutam fazendo a limpeza. E guardas, vestidos de farda, na maior elegância, cuidam da segurança.

E jardineiro, no trabalho maneiro e muito legal!! Cuida da área externa, podando plantas, embelezando a fachada do Tribunal.

Os técnicos de urnas e os camaradas dos PATS. São fundamentais em toda engrenagem. Cabras de luta e muita coragem. Levam consigo um mini TRE. Uma semana antes do pleito dão logo no pé. Desbravam terras longínquas desse grande Maranhão. De difícil acesso. Vão fazer a transmissão na ponta, na Junta de Apuração.

Agora vou falar de um segmento lendário. São extraordinários, os cidadãos voluntários. Aqueles que desempenham as funções de mesários. Povo patriota. Desempenham verdadeira missão: atender ao eleitor no dia da eleição. São tão importantes cabe ressalva: trabalho absolutamente necessário, inestimável, irrecusável. É imprescindível de tal maneira, que engrandece a Justiça Eleitoral de toda a nação brasileira.

Tem outro grupo de suma importância, pois trabalham na segurança. Aqui são incluídos de forma geral: o Exército, a Polícia Militar, a Polícia Rodoviária, o Corpo de Bombeiros, a Polícia Civil e a Polícia Federal. Já foram requisitados e tiveram aprovação. Vão trabalhar, primar e pôr ordem em todo Estado do Maranhão.

Finalmente devo falar de uma parceira de longa data. A quem todos os brasileiros devíamos ser muito gratos. Refiro-me à imprensa em todos os graus e degraus: a falada, a televisiva, a escrita e as redes sociais. Desempenham um trabalho brilhante, magistral, de grande fidelidade. Tendo como missão, disseminar a informação no seio da sociedade. Trabalha noite e dia sem cessar. Com bastante eficiência. Relatando fatos com transparência. Ajuda a todos conquistar cidadania. E de certa maneira, de forma alvissareira, fortalece a democracia.

Agora vou concluindo, para finalizar dizendo: sou servidor público, assim mesmo vou vivendo. Com orgulho e muito amor, disso não me arrependo.

Digo a vocês com grande satisfação. Que o êxito desta grande manifestação cívica, que é nossa eleição, combustível do cidadão, é a força da coesão, o sentimento de união e o nosso trabalho, feito de coração. Aqui é assim mesmo, no suor e no aço. A todos vocês, um enorme abraço.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.