Prisão

Seic prende membro de bando de roubo a bancos

Prisão ocorreu em Imperatriz; foram apreendidas pistola e munições; criminoso é suspeito de ser mentor do assalto ao BB de Lago da Pedra

Atualizada em 11/10/2022 às 12h18
Com o criminoso a polícia apreendeu uma pistola 380 e munição
Com o criminoso a polícia apreendeu uma pistola 380 e munição (SEIC)

São Luís - Um integrante de um bando interestadual especializado de roubo a bancos foi encaminhado ontem para a unidade prisional. De acordo com a polícia, o criminoso foi preso durante um cerco da Superintendência de Investigações Criminais (Seic) realizado no último dia 23 na cidade de Imperatriz, quando foram apreendidos uma pistola 380 e um carregador com 14 munições. Somente neste ano, 13 instituições bancárias foram alvo de bandidos no estado, duas delas neste mês.

O superintendente da Seic, delegado Carlos Alessandro de Assis, disse que a equipe do Departamento de Combate ao Roubo a Instituições Financeiras (Decrif) estava monitorando os passos desse criminosos. Na segunda-feira, 23, os policiais montaram o cerco em Imperatriz para efetuar a prisão. No momento da abordagem, o criminoso trocou tiros com os policiais, mas foi baleado e preso. Com ele, foram apreendidos a pistola e o carregador.

Carlos Alessandro disse que esse criminoso é o suspeito de ter sido o responsável pelo planejamento e a execução do assalto ao Banco do Brasil de Lago da Pedra, ocorrido no dia 17 de setembro. Neste ato criminoso, quatro bandidos fortemente armados renderam os vigilantes, em seguida, roubaram armas de fogo e conseguiram levar uma grande quantidade em dinheiro.

Ações em bancos
Somente neste mês, dois bancos do interior do estado foram atacados por assaltantes. Um dos casos ocorreu no último dia 17 e o alvo foi o Banco do Brasil de Codó. A polícia informou que a empreitada criminosa começou ainda durante o período da madrugada. Os bandidos renderam os familiares e o gerente dessa instituição bancária.

No período da manhã, uma parte dos quadrilheiros levaram os familiares do bancário para um determinado local, enquanto os outros bandidos colocaram explosivos na cintura do gerente e exigiram que sacasse o dinheiro do cofre da agência. Houve pane no sistema e o bancário não conseguiu efetuar o saque do dinheiro.

A polícia ficou ciente do fato. O Banco do Brasil foi isolado e os comércios dessa área também fecharam as portas. No local foi montado um cerco policial, enquanto, na localidade, guarnições da Polícia Militar, com o helicóptero do Centro Tático Aéreo (CTA) realizarem incursões para prender os quadrilheiros. No começo da tarde, os familiares do bancário foram liberados e o material explosivo retirado do corpo do bancário. Ainda dois suspeitos desse ato criminoso foram mortos durante o confronto policial.

No dia 10 deste mês, o Banco do Brasil da cidade de Paulo Ramos, distante 347 Km da capital maranhense, foi explodido e o caso está sendo investigado pela Seic. De acordo com a polícia, cerca de cinco criminosos chegaram a Paulo Ramos em motocicletas.

Uma parte do bando ficou em pontos estratégicos do município, enquanto, outros bandidos realizaram a explosão da agência bancária. Os assaltantes levaram uma quantidade de dinheiro de um dos caixas eletrônicos, mas, com a explosão, as cédulas ficaram sujas de tinta vermelha, uma medida de segurança.

Um dos bandidos tomou de assalto a moto de um vigilante. As guarnições da Polícia Militar e o helicóptero do CTA realizaram incursões na localidade para prenderem os quadrilheiros, mas não obtiveram sucesso.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.