Luta Feminina

Ato Internacional de Combate à Violência contra as mulheres acontece nesta quarta-feira (25)

O movimento popular será feito na praça Deodoro a partir das 17h

Com informações da assessoria

Atualizada em 11/10/2022 às 12h18
(Feminismo)

SÃO LUÍS – Nesta quarta-feira, 25, as Mulheres do Movimento Sem Terra (MST), e da Marcha Mundial das Mulheres, articularão a luta feminina, junto aos demais movimentos populares com um ato de Base Popular no dia 25 de novembro às 17h na Praça Deodoro. Hoje é comemorado o Dia Latino-americano e Caribenho de Luta contra a Violência às mulheres (Las Mariposas resistem!)

A proposta do ato, é fazer uma intervenção artística e de luta no dia que representa o sacrifício de Las Mariposas. Essa data faz referência ao caso do brutal de assassinato de ativistas políticas, em 25 de novembro de 1960. As irmãs Mirabal (Pátria, Minerva e Maria Teresa), durante ditadura da República Dominicana no regime autoritário de Rafael Leônidas Trujilo (1930-1961).

O fato marcou a Luta Internacional de enfrentamento à violência contra as mulheres – data proposta pelo movimento feminista, em 1981, durante o primeiro Encontro Feminista Latino-americano e Caribenho, realizado em Bogotá, Colômbia.

O lema das Campanhas da Jornada são:

MST: “Cultivar afetos, derrotar a violência”,

Marcha Mundial das Mulheres: “A violência não é o mundo que a gente quer”

Rede de Agroecologia do Maranhão: “Com violência doméstica não há agroecologia”.

Farão parte do ato

As mulheres de luta do movimento das Quebradeiras de Coco Babaçu (MIQCB), a Federação dos Trabalhadores Rurais do Maranhão (FETAEMA), a Rede de Agroecologia do Maranhão (RAMA), ACESA, o Fórum Maranhense de Mulheres, A Rede de Mulheres Negras do Maranhão (Remnegra), a Comunidade Quiribal de Cajapió, a União por Moradia Popular, o Núcleo Artístico Feminista (NAFEM), o Coletivo de Mulheres Trabalhadoras Rurais, o Sindomésticas, o GUME, as Mulheres Unidas de Argola e Tambor, as mulheres do PT, Tijupá, Coletivo Nós, Coletivo de Mulheres Rosas Vermelhas, entre outros movimentos.

A mobilização do Ato de 25 de novembro acontecerá nos municípios de Pedreiras, com a Liga das Mulheres Pedreirenses, MMM, Quebradeiras de Coco Babaçu; Itapecuru, Imperatriz, Açailândia: com as mulheres do MST, trabalhadoras rurais, entre outros movimentos sociais.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.