Câncer da próstata

Unidade Móvel Oncológica realiza mais de mil atendimentos no mês de prevenção

Nesta terça-feira, 24 de novembro, o ônibus esteve localizado na Avenida Babaçulândia

Atualizada em 11/10/2022 às 12h18
Atendimento à população é realizado das 8h às 11h30 e das 14h às 17h
Atendimento à população é realizado das 8h às 11h30 e das 14h às 17h (cancer de prostata)

Imperatriz - Priorizando ações de prevenção ao câncer da próstata, conhecida como Novembro Azul, a Secretaria Municipal de Saúde, Semus, por meio da Unidade Móvel Oncológica já realizou mais mil atendimentos a pacientes do sexo masculino, somente neste mês. Os atendimentos seguem protocolos de segurança da Organização Mundial da Saúde e Ministério da Saúde para evitar a propagação da Covid-19.

Para a coordenadora do setor de oncologia do município, Vilenice Batista, “os atendimentos em pontos estratégicos da cidade facilitam o acesso da população aos serviços voltados a saúde do homem e da mulher. Neste mês de Campanha do Novembro Azul, já atendemos mais de mil homens ofertando consultas e exames da próstata. Para as mulheres, estamos ofertando a prevenção do colo do útero (PCCU) e o cadastro da mamografia”.

A coordenadora explica que mesmo diante da pandemia é importante que a população não descuide da saúde, pois o câncer é uma doença silenciosa e neste ano mais de 60 biopsias foram realizadas com casos positivos. “A unidade móvel encaminhou 62 homens para exames de biopsia da próstata, desses 22 foram diagnosticados com câncer e seguem em acompanhamento. É muito importante que os homens façam seus exames preventivos e a partir dos seus 40 anos procurem um médico urologista e faça o exame de PSA. Não é preciso que homem sinta algo, para só depois procurar um médico. A prevenção ainda é o melhor remédio”.

Atendimento
Os atendimentos à população são realizados das 8h às 11h30 e das 14h às 17h, por meio do cartão do Sistema Único de Saúde, SUS, e um documento de identidade com foto. Para realizar o exame de sangue é importante que os homens estejam em jejum e o resultado é entregue de 8 a 15 dias.

SAIBA MAIS

AGENDA DO ÔNIBUS

25 e 26 de novembro UFMA, Bairro Bom Jesus;
28 e 30 de novembro, Unidade Básica de Saúde Lagoa Verde.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.