Covid-19

Saiba quais medidas de higiene e segurança você deve ter ao votar no domingo

Cuidados já começam antes de sair de casa, como levar próprio papel com as anotações dos números dos candidatos em quem irá votar

Atualizada em 11/10/2022 às 12h18
É importante ter cuidados ao votar
É importante ter cuidados ao votar (ELEIÇÃO)

São Paulo - O segundo turno das eleições municipais acontecem no próximo dia 29 de novembro, domingo, e com pandemia do novo coronavírus, os cuidados com a higienização e com distanciamento social devem ser considerados.

Especialista do Hospital Alemão Oswaldo Cruz, o infectologista Ivan França, aponta algumas dicas importantes para evitar a contaminação pelo novo coronavírus.

Segundo o médico, os cuidados já começam antes de sair de casa, como levar próprio papel com as anotações dos números dos candidatos em quem irá votar, também ir ao local da votação com a própria caneta caso seja preciso utilizar, evitar transporte público cheio, e sair de casa com a máscara, que é de uso obrigatório em todo território nacional.

"Também é importante salientar que, se possível, as pessoas não devem levar acompanhantes e crianças, com intuito de evitar aglomerações", explica Ivan França.

Quando chegar ao local de votação, o distanciamento de 1 metro e meio a 2 metros também deve ser mantido, além de evitar cumprimentar as pessoas. O documento deve ser mostrado de longe ao mesário, esticando o seu braço, se solicitado. "As seções de votação devem contar com álcool em gel, mas os eleitores também podem levar o próprio, de casa, e higienizar as mãos antes e depois que utilizar a urna eletrônica. Qualquer contato com outras superfícies repita o procedimento de higienização", diz o infectologista.

SAIBA MAIS

Quais são os sintomas da Covid-19?

• Mais comuns: febre, tosse seca, cansaço.
• Outros sintomas: dores no corpo, dor de garganta, diarreia, dor de cabeça, perda de paladar ou olfato.
• Entre os sintomas mais graves: dificuldade de respirar ou falta de ar, dor ou pressão no peito ao respirar.

Uso da máscara - proteção facial

Para a utilização correta da máscara, e assim garantir a proteção, é necessário que ela cubra todo o nariz e boca, sem deixar espaços abertos nas laterais.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.