Eleições2020

O Estado e Imirante promovem debate entre candidatas à vice em SL

Encontro será mediado pela jornalista Janaína Bordalo e terá transmissão pelo portal Imirante.com, pelo site de O Estado e pelo canal do YouTube do Imirante a partir das 20h; debaterão Fabiana Vila e Esmênia Miranda

Thiago Bastos/ Da Editoria de Política

Atualizada em 11/10/2022 às 12h18
Fabiana Vila, que é candidata a vice na chapa de Duarte Júnior e Esmênia Miranda, a vice de Eduardo Braide, participam de Debate hoje
Fabiana Vila, que é candidata a vice na chapa de Duarte Júnior e Esmênia Miranda, a vice de Eduardo Braide, participam de Debate hoje (DEBATE ELEIÇÕES )

O Grupo Mirante promove hoje, a partir das 20h, em sua sede na Avenida Ana Jansen (São Francisco) o primeiro debate Imirante/O Estado com as candidatas à vice-prefeita da capital maranhense, Esmênia Miranda (vice na chapa da Eduardo Braide, do Podemos) e Fabiana Vilar (vice na chapa de Duarte Júnior, do Republicanos). O encontro será mediado pela jornalista Janaína Bordalo e terá transmissão pelo portal Imirante.com, pelo site de O Estado e pelo canal do YouTube do Imirante.

O debate é carregado de forte expectativa, pois além de ocorrer na última semana de campanha para o segundo turno, será um norteador para o eleitor indeciso ou um fato que corrobore a decisão do eleitorado que já escolheu para quem irá votar.

De acordo com a direção do Grupo Mirante, o debate é inédito nas plataformas digitais, pois abrange duas mulheres, reforçando o protagonismo feminino no cenário político ludovicense. Também por essa razão, foi escolhida a jornalista Janaína Bordalo para a mediação.

Segundo os organizadores, o debate será dividido em três blocos. No primeiro, as candidatas responderão a questionamentos encaminhados pelos internautas. O vídeo com a pergunta terá, no máximo, 30 segundos e, antes da exibição da peça, será sorteado para qual candidata a indagação será direcionada.

Nos dois blocos seguintes, as candidatas farão perguntas entre si com temas livres, com réplicas e possibilidades de direitos de resposta, dependendo da análise do setor jurídico da empresa. “Será uma oportunidade para que o público também conheça melhor o perfil da auxiliar mais direta da gestão do futuro prefeito de São Luís”, disse o Diretor de Redação de O Estado, Clóvis Cabalau.

Para a Gerente de Conteúdo do Imirante.com, Maria Fernanda, o debate é uma forma do (a) eleitor (a) conhecer melhor a equipe do futuro prefeito. “O debate mais uma vez sai na frente com o pioneirismo, com o intuito de manter o leitor ou internauta mais bem informado e trazendo o protagonismo de destaque de duas mulheres que encabeçam a chapa dos candidatos deste ano na capital”, afirmou.

Assim como em todos os conteúdos presenciais gerados por Imirante e O Estado, no debate de hoje (24), serão obedecidos os protocolos de distanciamento e segurança para manter as candidaturas seguras, em virtude da pandemia do coronavírus. Além disso, as vices se submeterão ao teste de diagnóstico da doença e, caso positivo, esta não poderá participar do evento.

Segundo os organizadores, cada candidata a vice poderá estar acompanhada apenas de dois assessores, sendo que apenas um terá acesso ao estúdio onde o debate acontecerá.

As vices

Esmênia Miranda e Fabiana Vilar já foram entrevistadas pela Mirante AM no fim do mês passado. Todos os vices das chapas envolvidas na majoritária no primeiro turno foram entrevistados no programa Ponto Final entre os dias 19 e 23 de outubro deste ano.

Perfis

Esmênia Miranda é mestranda em História, graduada em Geografia e História pela Universidade Estadual do Maranhão (Uema). Atualmente, é professora do Colégio Militar Tiradentes e cabo da Polícia Militar, onde ingressou em 2007.

Fabiana Vilar é advogada, natural de Várzea Alegre, no Ceará, e foi gestora da Secretaria de Agricultura do Maranhão no governo Flávio Dino. Atualmente, preside o Partido Liberal na capital.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.