Arte visual

Galeria do Sesc volta à cena artística com a exposição "Paratodos" de Romildo Rocha

A mostra fica aberta ao público até 18 de dezembro de 2020, com visitas agendadas de segunda a sexta-feira, das 9h às 11h, e das 13h30 as 16h30

Atualizada em 11/10/2022 às 12h18
Agendamento de visitas à exposição é feito pelo telefone
Agendamento de visitas à exposição é feito pelo telefone (exposição sesc)

São Luís - A riqueza da cultura nordestina e maranhense, suas cores, traços e vibrante poesia de ganham vida sob as mãos habilidosas de Romildo Rocha no seu mais novo trabalho em exposição na Galeria de Arte do Sesc Centro. Intitulado“ Paratodos”, o artista visual e morador da área Itaqui-Bacanga traz a beleza e força da arte urbana regionalizada para o Sesc e apresenta produções que encantam tanto pelo resultado artístico, quanto pela riqueza das narrativas e memórias populares.

A mostra fica aberta ao público até 18 de dezembro de 2020, com visitas agendadas de segunda a sexta-feira, das 9h às 11h, e das 13h30 as 16h30, pelo telefone 3216-3826.

O artista visual e designer tem mudado a cara da Vila Embratel, comunidade onde reside, e projetado a cultura e o cotidiano nordestino e maranhense por meio da sua arte para todo o Brasil. Com uma linguagem visual própria, estão presentes no seu trabalho a xilogravura (técnica antiga de impressão através de madeira entalhada muito utilizada na literatura de cordel), a ilustração e o grafite que trazem toda a riqueza das narrativas e memórias populares.

Dando continuidade ao compromisso de levar a arte a todo o seu público, o Sesc volta à cena artística presencial após o período de isolamento social com o marcante trabalho de Rocha que por meio de 41 obras propõe relações entre imagem, oralidade, literatura e os subtextos que acompanham o processo de criação, revelando personagens regionais que vão desde a quebradeira de coco, a lida dos vaqueiros com o gado, até às nuances dos sotaques de bumba meu boi em uma composição única e marcante.

Na Vila Embratel, bairro onde Romildo nasceu, o artista faz um grande projeto de muralismo intitulado “Cores da Vila”, estampando fachadas de casas com ilustrações que retratam o dia a dia da comunidade e suas tradições. Além dos trabalhos realizados em São Luís, tem murais em Peritoró (Maranhão), Pedro II (Piauí), Vitória (Espírito Santo) e Porto Alegre.

Unindo o grafite e belas ilustrações com uma forte influência da xilogravura, os painéis de Romildo Rocha têm grande representatividade da identidade cultural, social e artística do Nordeste e do Maranhão, além de valorizar nossas tradições e revitalizar os espaços públicos de convivência comunitária.

SERVIÇO

Exposição “Paratodos”

Visitas agendadas até 18 de dezembro de 2020
Funcionamento: Segunda a sexta-feira
Horário: 9h às 11h, e das 13h30 as 16h30
Agendamento pelo telefone: 3216-3826

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.