Cidades | Prevenção

Imunização contra pólio e sarampo prossegue até dia 30 de novembro

As vacinas estão disponíveis em todas as Unidades Básicas de Saúde do Município de Imperatriz
22/11/2020 às 00h00
Imunização contra pólio e sarampo prossegue até dia 30 de novembroVacinação contra Pólio e Sarampo continuam (Divulgação)

Imperatriz - A Secretaria Municipal de Saúde, Semus, está na reta final da campanha de vacinação contra Poliomielite indiscriminada para crianças de 1 a menor de cinco anos e a vacina tríplice viral que é caxumba rubéola e sarampo de 20 anos a 49 anos. As vacinas estão disponíveis nas 37 Unidades Básicas de Saúde, UBS, no bairros e zona rural até o dia 30 de novembro.

A responsável técnica de imunização da Secretaria Municipal de Saúde, Socorro Ribeiro, explica que a prevenção por meio da vacinação é, ainda, a única forma eficiente de combater as duas doenças.

Além das vacinas contra Pólio e Sarampo, as UBS, também, disponibilizam as vacinas de rotina para todas as faixas etárias conforme preconiza o calendário nacional de vacinação da criança do adolescente, do adulto, da gestante e do idoso.

“Nós orientamos que pais ou responsáveis devem procurar as UBS's em horário das 8h às 12h e das 14h às 17h. Em algumas unidades, como na Nova Imperatriz e no posto de saúde Ana Daves, no Parque do Buriti, que ficam abertas o dia todo, e há apenas a troca de equipes”, frisou Socorro Ribeiro.

Durante a ida a UBS mais próxima de sua casa, as pessoas não podem esquecer da caderneta de vacina para atualização.

HORÁRIO DE ATENDIMENTO

As UBS estão distribuídas pelos bairros e povoados da zona rural e atendem a população de segunda a sexta-feira, no horário das 8h às 12h e das 14h às 17h.

Confira quais são as vacinas que integram o calendário nacional de rotina:

*BCG

*Hepatite B

*Penta

*Vip/pólio

*Rotavírus

*Pneumococo 10 valente

*Meningo C

*Febre amarela

*Triplice viral (caxumba, rubéola e sarampo)

*Varicela

*Hepatite A

*HPV Adolescente de 11 a 14 anos

*Meningo ACWY para adolescentes de 11 e 12 anos

*DTPA para gestante.

Leia mais notícias em OEstadoMA.com e siga nossas páginas no Facebook, no Twitter e no Instagram. Envie informações à Redação do Jornal de O Estado por WhatsApp pelo telefone (98) 99209 2564.

© - Todos os direitos reservados.
Tamanho da
Fonte