Eleições 2020

­Vitória histórica em Caxias coloca Fábio Gentil no cenário político estadual

Resultado das urnas que reelegeu Fábio Gentil e seu vice, Paulo Marinho Jr., com larga vantagem de mais de 51.700 votos sobre o segundo colocado, fez o Maranhão voltar as atenções para a "Princesa do Sertão"

Atualizada em 11/10/2022 às 12h18
O prefeito reeleito Fábio Gentil fez história com resultado das urnas, que representou quase 80% dos votos em Caxias
O prefeito reeleito Fábio Gentil fez história com resultado das urnas, que representou quase 80% dos votos em Caxias (caxias)

Uma vitória histórica, que fez o Maranhão voltar as atenções para Caxias. No último domingo (15), a cidade de Caxias, no leste do Maranhão, há 370 km da capital São Luís, viveu um momento político inédito. Após finalizada a apuração dos votos, Fábio Gentil (Republicanos), que compôs chapa com Paulo Marinho Jr. (PL), entrava para a história da 'Princesa do Sertão', ao emplacar a maior vitória já aplicada por um candidato em toda a história do município.

Os caxienses deram um sonoro recado nas urnas e mostraram quem está com a força política do município. Foram 62.075 mil votos, o que representa percentualmente 78,17%, o correspondente a 51.741 mil votos de diferença para Adelmo Soares (PcdoB), candidato apoiado pelo grupo Coutinho (segundo colocado), com 10.334 votos (13,01%). Fábio Gentil ganha com um percentual jamais alcançado por um político na história de Caxias. Os demais candidatos tiveram votação inexpressiva: Constantino Castro (PTB) com 3,49% e 2.773 votos; Júnior Martins (PSC SUB JUDICE) com 3,28% e 2.604 votos; Cesar Sabá (MDB) com 1,21% e 959 votos; Prof Arnaldo Rodrigues (PSOL) com 0,45% e 357 votos; AJ Alves (DC) com 0,24% e 192 votos; Luciano Aldrin (Rede – sub judice) com 0,14% e 112 votos.

Seria uma vitória comum, se fosse apenas sobre um candidato, mas Fábio Gentil superou sete candidatos e fez história. A conquista coloca Fábio Gentil como a maior liderança regional e um dos políticos mais influentes do Maranhão, superando Humberto Coutinho, que até então era o único a ter conseguido se reeleger em Caxias. Mas Gentil sai ainda maior que Humberto Coutinho, que por muitos anos foi sinônimo de sucesso político em Caxias e no Maranhão. Para analistas da cena política na região, o resultado das eleições deste ano desorientou o grupo adversário do prefeito reeleito.

O fator Zé Gentil
A vitória de Fábio Gentil tem ingredientes com conotações emocionais e de referência política. Zé Gentil, pai de Fábio Gentil, foi a grande referência política do prefeito reeleito. Zé Gentil, que havia sido eleito deputado estadual há menos de dois anos para a 19ª legislatura da Assembleia Legislativa do Maranhão, era a figura política mais próxima de Fábio Gentil. A perda do pai, vítima da Covid-19, em 15 de junho de 2020, interferiu no processo eleitoral de modo decisivo. A tristeza pela perda da referência política e moral do prefeito se transformou em combustível e energia para as caminhadas, reuniões, motorreatas e carreatas, sempre com grandes mobilizações.

Gentil esteve focado em não apenas vencer, mas vencer bem. E, o resultado não foi diferente. A primeira ação que Fábio Gentil fez ao ganhar as eleições foi oferecer ao pai a vitória nas urnas. Zé Gentil foi um dos políticos mais respeitados do Maranhão. Em sua última e rápida passagem pelo Legislativo estadual, o parlamentar chegou aclamado com 62.364 (1,92%), com apoio de Fábio Gentil, sendo que só em Caxias foram 31.484 votos, a maior votação da história do município dada a um deputado estadual.

A família Gentil tem conseguido tanto bater marcas históricas no campo da política local, quanto crescer de forma expressiva na política regional. Ao prestar apoio a prefeitos de cidades do raio de atuação e interferência direta de Caxias, ele vem conseguindo projeção estadual. O prefeito chega ao final de 2020 fortalecido politicamente, e a vitória esmagadora em Caxias envia uma mensagem ao Maranhão. Em discurso no momento de comemoração da vitória, ele disse que a vitória em Caxias é uma “mensagem do povo de Caxias para o Maranhão”.

Nos braços do povo
Fábio Gentil se tornou uma conquista dos caxienses. O gestor se transformou em símbolo de concretização de uma esperança depositada pela população ainda em 2017, ano em que os caxienses se redescobriram com o poder de escolher o futuro da própria cidade, tirando o poder político de um grupo que já estava há mais de 12 anos à frente do município.

A vitória do povo
Fábio Gentil e Paulo Marinho Jr., em 2017, quando tiveram a aprovação popular 39.171 votos, o correspondente a 50,79% dos votos válidos, fizeram uma escolha que seria a mais acertada: administrar para todos os caxienses, sem exceção, tanto para quem votou neles, quanto para quem não votou. A decisão rompia com a antiga política de governos marcados pela centralização política. O prefeito inaugura a fase da gestão eficiente e com entusiasmo, na qual o gestor dialoga com a população, e antes de realizar o desejo da comunidade, ela é ouvida.

Uma vitória nunca é por acaso. No dia 15 de novembro, assim que terminou de votar, Gentil disse: “Nunca foi sorte, sempre foi Deus”. A frase pode até remeter a uma música de sucesso no período das eleições, mas ela representa também a tônica de uma gestão marcada por realizações.

A vitória do trabalho
Quando assumiu em 2017, Fábio Gentil encontrou um município com as contas públicas arrasadas e a infraestrutura muito carente de cuidados. Eram ruas cheias de lixo e esburacadas; fornecedores em atraso; rombo nas contas públicas, mais de R$ 100 milhões só no Caxias PREV, além de funcionários fantasmas. Na saúde, só se falava na “maternidade da morte”; na educação, faltava a valorização aos professores e aos alunos; o desemprego estava em alta e o comércio parado por falta de investimentos.

Todos esses desafios se apresentaram como o combustível necessário para que fosse formada uma equipe que atendesse às prioridades do município. E, as transformações chegaram, começando pela redução de 33 para 12 o número de secretarias municipais. Com a medida, a gestão ganhou em eficiência e precisão. Com uma equipe enxuta, Gentil passou a perseguir as metas de seu plano de governo.

Ao se aproximar dos quatro anos de gestão, ele consegue nas urnas a consagração. A resposta dos eleitores reforça a “sensação de dever cumprido”, como ele mesmo disse ao final da eleição. “A cidade tem uma população mais otimista, o sorriso voltou ao rosto dos caxienses, e o mais importante, a população passou a gostar ainda mais da cidade onde vive, tem orgulho de dizer que mora na “Princesa do Sertão”, na terra dos poetas, da Guerra da Balaiada e, agora, na terra do Mirante da Balaiada e do Natal Iluminado. E tem a certeza de ter um prefeito presente, com um grupo coeso, que dialoga com a Câmara Municipal e busca a harmonia política”, ressaltou o prefeito.

O ‘Cabeludo’, como também é conhecido disse ter orgulho de chegar a 2020 com a convicção de ter cumprido o que prometeu. Gentil é um dos gestores do Maranhão que mais realiza obras estruturantes com a utilização de recursos próprios, isso mostra que a capacidade de gestão em tempos adversos foi importantíssima para que ele criasse caixa, para tocar obras, independente do Governo do Estado e do Governo Federal. A cidade se transformou em um canteiro de obras desde o início de 2017. E o trabalho continua.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.