Artigo

Novo Ano, novo prefeito, novo normal

Aldy Mello/Ex-reitor da UFMA e do CEUMA, membro fundador da ALL e membro do IHGM

Atualizada em 11/10/2022 às 12h18

Novembro é o mês final da primavera no hemisfério sul e do outono no hemisfério norte. É o mês de todos os santos, portanto, abundante em milagres. Em alguns lugares do mundo novembro é o mês do luto, em homenagem aos mortos. Estamos vivendo grandes emoções em novembro como a Covid-19, a eleição para prefeito de São Luís e a eleição para presidente dos Estado Unidos.

O Ano Novo está a caminho, cheio de esperanças, sobretudo, com a chegada da vacina e a instalação do novo normal. O novo pode ser definido como algo que gera melhorias ao indivíduo e à sociedade e passa a ser um novo normal quando se torna habitual, costumeiro e natural. Ele é uma conquista nossa com a mudança de hábito. Para alcançarmos o novo normal precisamos cumprir as normas sanitárias e agir, enquanto esperamos a vacina. As dificuldades são pedras em nosso caminho, mas, se soubermos aproveitar, carregando as pedras uma por uma, construiremos com elas um castelo inteiro.

Nossa escolha é uma decisão, não obstante às influências externas. As escolhas modelam nossas vidas e geram consequências. Nossa vida é de nossas escolhas e decisões, influenciando nosso comportamento, atitudes e sentimentos. Sempre devemos estar disponíveis para a mudança, basta termos autodiscernimento e coragem. Não podemos falar de vida se não falarmos de sentimentos. Eles estão dentro das pessoas e ajudam a conduzir seus atos, definir seus comportamentos e conduzir suas atitudes. Os sentimentos influenciam também nosso estado de ânimo e as nossas emoções.

Usamos a pós-modernidade para caracterizar a contemporaneidade e os tempos atuais. Os seres humanos que procedem respeitando nas normas sanitárias são os sábios da vida, porque têm coragem de identificar suas loucuras e procuram superá-las. Eles alcançarão o novo normal, sem ter que esperar dos outros. O novo pode ser definido como algo que gera melhorias ao indivíduo e à sociedade e passa a ser um novo normal quando se torna habitual, costumeiro e natural. Passa a ser aceitável por todos deixando de ser uma exceção. Para alcançarmos o novo normal precisamos cumprir as normas sanitárias e agir, mesmo que isso seja difícil.

Sua escolha é uma decisão, mesmo que sofra influências externas. As escolhas modelam nossas vidas e geram consequências. Nossa vida é o resultado de nossas escolhas e decisões, influenciando em nosso comportamento, atitudes e sentimentos. Sempre devemos estar disponíveis para a mudança. Não podemos falar de vida se não falarmos de sentimentos. Eles estão dentro das pessoas e ajudam a conduzir seus atos, definir seus comportamentos e conduzir suas atitudes. Os sentimentos influenciam também nosso estado de ânimo e as nossas emoções.

Assistimos uma briga no mundo pela liderança da vacina contra a Covid-19, mas ela está isenta das desavenças políticas e tem apenas um interesse aniquilar o vírus maldito e livrar a humanidade. Seja qual for o país consolizador da vacina, o mundo agradece pala grande conquista. Enquanto brigam pela nacionalidade da vacina, vamos cumprir os protocolos sanitários, atentos para as falsas notícias como as receitas malucas compartilhadas e a combinação de vitaminas.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.