2º turno

Ibope/TV Mirante: Braide tem 54% e Duarte, 46% de votos válidos

Números são os primeiros a ser divulgados após o início do 2º turno da campanha; expectativa de vitória também favorece candidato do Podemos

Gilberto Léda

Atualizada em 11/10/2022 às 12h18
(Eduardo Braide)

SÃO LUÍS - Pesquisa Ibope/TV Mirante de intenções de votos divulgada na sexta-feira, 20, pelo JMTV2 mostra que, após o 1º turno das eleições em São Luís, o candidato da coligação “Pra Frente São Luís”, deputado federal Eduardo Braide (Podemos), segue na liderança da corrida sucessória. Segundo o levantamento, ele teria 49% dos votos se o pleito fosse hoje.

Em segundo vem o candidato da coligação “Resgate o amor pela Ilha”, deputado estadual Duarte Júnior (Republicanos), com 42%.

Outros 7% disseram votar em branco, ou nulo, e, ainda, 2% não sabem em quem votar, ou não responderam.

Se considerados apenas os votos válidos – excluídos, brancos, nulos e não sabe/não respondeu, a vantagem de Braide aumenta: o candidato do Podemos aparece com 54%, e o republicano com 46%.

Contratado pela TV Mirante, o instituto Ibope ouviu 805 eleitores em São Luís, entre os dias 18 e 20 de novembro. A margem de erro é de 3 pontos percentuais, para mais, ou para menos, e o intervalo de confiança é de 95%. O registro na Justiça Eleitoral foi feito sob o número MA-02619/2020.

Menções – Segundo o Ibope Inteligência, o candidato Eduardo Braide recebe o maior número de menções entre eleitores acima de 55 anos: nessa faixa etária, 56% dizem votar no representante do Podemos na disputa em São Luís.

Entre aqueles que avaliam a atual administração municipal, comandada pelo prefeito Edivaldo Holanda Júnior (PDT), como ruim ou péssima, a votação do atual líder também é alta: 58%.

Já Duarte é mais citado entre eleitores mais jovens, entre 16 a 34 anos - com 48% - e entre os que avaliam positivamente a gestão pedetista na capital: com 53% das intenções de votos entre esses eleitores.

Ainda de acordo com o instituto, “as menções ao candidato do Republicanos crescem conforme diminui a renda familiar mensal do eleitor (tem 46% entre os que possuem renda de até 1 salário mínimo e recua para 38% entre quem tem renda superior a 2 salários mínimos)”.


Mais

O instituto Ibope também levantou as intenções de voto espontâneo de cada um dos candidatos – quando os nomes não são apresentados ao eleitor. Nesse caso, Eduardo Braide foi citado por 46% dos entrevistados; Duarte, por 34%.


Ibope: 60% acreditam em vitória de Braide no 2º turno

A pesquisa Ibope/TV Mirante também apurou a chamada expectativa de vitória. Nesse quesito, o eleitor entrevistado foi instado a apontar quem ele acredita que será eleito novo prefeito de São Luís no próximo domingo, 29, independentemente do seu voto.

Nesse caso, 60% dos entrevistados afirmaram acreditar numa vitória do candidato da coligação “Pra Frente São Luís”, deputado federal Eduardo Braide (Podemos).

De outro lado, 33% disseram que o vencedor será o candidato da coligação “Resgate o amor pela Ilha”, deputado estadual Duarte Júnior (Republicanos).

Outros 8% disseram não saber quem pode ganhar, ou preferiram não opinar.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.