Máquina pública

Finanças, Planejamento e Administração

Atualizada em 11/10/2022 às 12h18

O equilíbrio das constas públicas tornou possível ações que deram uma guinada na gestão de Fábio Gentil nos últimos três anos. O pagamento antecipado de aposentados e pensionistas, além de funcionários da ativa, é fruto de um controle dos gastos públicos. A autoestima da população também fez os caxienses pagarem mais impostos, a exemplo do IPTU, que foi transformado em obras públicas. A cidade exibe nas suas inaugurações a marca dos recursos próprios.

A conquista de planos de cargos, carreiras e salários para algumas categorias, a exemplo de procuradores e guardas municipais, entre outras, deram à gestão do 'Cabeludo' um reconhecimento nunca antes visto, com planejamento e eficiência.
A realização do Concurso Público foi mais uma ação possível graças ao trabalho de alocação planejada dos recursos. Foram mais de 1.100 oportunidades abertas para ingresso no serviço público, sendo que mais de 70% já foram chamados.

O desafio mais recente da gestão de Fábio Gentil é regularizar mais de 80% da cidade de Caxias, por meio de um projeto de regularização fundiária. Quase 2 mil famílias nesta primeira etapa estão conseguindo o título da terra onde moram pela primeira vez em suas vidas, sendo que a maioria delas não paga nada pela legalização.

Pagamento em dia
O resgate da autoestima do caxiense também se dá por ações, que embora sejam obrigação do município, em Caxias acontece de forma diferenciada. O pagamento do funcionalismo público acontece de forma antecipada, dentro do mês em curso. Este mês, por exemplo, os funcionários receberam o pagamento dentro do período, no dia 10, ou seja, no início do mês, começando pelos aposentados e pensionistas e depois os funcionários da ativa. A gestão também paga em dia os fornecedores e antecipa o décimo terceiro salário.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.